"Comissão aprova gratuidade do georreferenciamento em áreas destinadas à reforma agrária

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1231/25, que estabelece que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) será responsável pela realização e custeio do georreferenciamento dos imóveis rurais destinados às famílias beneficiárias da reforma agrária.
Pelas regras atuais, esse procedimento é arcado pelo proprietário do imóvel, que também é responsável por contratar profissional habilitado para fazer o levantamento topográfico.
Por meio do georreferenciamento, é possível determinar a localização exata do imóvel, seja urbano ou rural, utilizando coordenadas geográficas (latitude, longitude e altitude). A legislação (Lei 10.267/01) determina que o procedimento é obrigatório para registro de imóveis rurais.
Complexidade
O relator, deputado Lucio Mosquini (MDB-RO), apresentou parecer favorável ao projeto de autoria do deputado Nelson Barbudo (PL-MT). Mosquini argumentou que o custo e a complexidade técnica do georreferenciamento prejudicam sobretudo as famílias assentadas em áreas remotas ou com pequenos lotes.
"A regularização da terra é indispensável para garantir a segurança jurídica dessas famílias, condição básica para o acesso ao crédito rural, a políticas públicas de inclusão produtiva e a sustentabilidade da agricultura familiar", disse.
Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado
Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Por: Camara dos deputados
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.