CONESAN anuncia novos membros e apresenta planos para segurança hídrica do Estado de SP
O Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, participou, nesta quinta-feira, 25, da 9ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saneamento (CONESAN), órgão de caráter estratégico para a definição e implementação da política estadual de saneamento básico de São Paulo.
Durante o encontro foi apresentado aos participantes a elaboração do 1º Plano Estadual de Saneamento de São Paulo – PESB/SP, que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da SIMA e com apoio financeiro do FEHIDRO. O Plano é uma importante ferramenta de gestão pública que irá conter diretrizes e estratégias para viabilizar a universalização dos serviços de saneamento básico, bem como a melhoria da prestação dos serviços nos municípios paulistas. Para isso, serão desenvolvidos 6 relatórios, que compilados, comporão o PESB/SP, são eles: o relatório de salubridade ambiental; o diagnóstico da situação atual; as diretrizes, prioridades e estratégias; os programas, projetos e ações; a estruturação dos programas e por fim, o monitoramento e avaliação das ações programadas.
Para Penido, “É de fundamental importância para o Governo do Estado que este conselho seja atuante, promovendo o desenvolvimento tecnológico, financeiro e gerencial dos serviços públicos de saneamento básico. O objetivo aqui é a universalização e melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida da população. Precisamos ressaltar que saneamento básico não é só água e esgoto, mas também o gerenciamento dos resíduos sólidos e o manejo das águas pluviais”.
Na ocasião, o conselho também abordou sobre a revisão e atualização dos Planos Municipais de Saneamento, fruto do convênio entre a SIMA e a ARSESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo). Houve a nomeação dos novos 33 membros do conselho e seus respectivos suplentes, como também foi posto em votação, seguido de aprovação, a Deliberação CONESAN nº 04/2021 que cria a Câmara Técnica de Planejamento e Controle Social.
Estiveram presentes, o Subsecretário Estadual de Infraestrutura, Cassiano Ávila e José Rodriguez Vazquez – Coordenador de Saneamento da SIMA e secretário-executivo do conselho. Além disso, prefeitos, sociedade civil, associações e representantes dos municípios paulistas puderam se manifestar e expor suas ideias e sugestões para melhora da qualidade dos sistemas de água e esgoto de suas respectivas regiões.
Veja aqui a lista de novos representantes: Membros CONESAN
Assista novamente: https://www.youtube.com/watch?v=EcXUK3XbPwE&t=931s
Por: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.