Conexão Mata Atlântica entrega 110 mil mudas de espécies nativas de interesse econômico
Ação incentiva a implantação de florestas multifuncionais, que contribuem para a conservação da biodiversidade e da água e geração de renda
O Conexão Mata Atlântica inicia, nesta terça-feira (22), a entrega de 110 mil mudas de espécies nativas de interesse econômico para os 137 produtores rurais beneficiários do programa, selecionados por um chamamento público da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA). Ao todo, a pasta recebeu 146 manifestações de interesse. A entrega das mudas e a assinatura do termo de compromisso devem acontecer até 28 de dezembro (segunda-feira) e os plantios estão previstos para janeiro de 2021.
Com a distribuição das mudas, a ideia é reforçar e complementar ações desenvolvidas pelo Conexão Mata Atlântica, por meio do incentivo à implantação de florestas multifuncionais e à introdução de espécies arbóreas nativas, passíveis de exploração econômica em pastagens e culturas agrícolas, visando contribuir para a conservação da biodiversidade e da água, além da geração de renda.
“Ao mesmo tempo, a ação vai contribuir para a geração de informações sobre produção das espécies nativas em condições de campo, para subsidiar a formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas”, detalhou o secretário estadual Marcos Penido.
As 110 mil mudas de diversas espécies, como jequitibá, louro-pardo, canafístula, araucária, cambuci, pitanga, cereja-do-rio-grande, palmeira-juçara e outras, serão utilizadas para o plantio em florestas multifuncionais, sistemas agroflorestais, consórcio com pastagem, em divisas de propriedades e para o enriquecimento de fragmentos de vegetação nativa.
A ação foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar, destinada pela deputada estadual Marina Helou. “Meu mandato atua voltado à construção de pontes e viabilização de ações que garantam resultados positivos na conservação e na recuperação da qualidade do meio ambiente, sendo que ações como esta, de restauração florestal, são muito importantes, já que boa parte dos serviços ecossistêmicos ofertados pela natureza vem justamente das áreas naturais que têm ou apresentam boa qualidade”.
A contrapartida de quem receber as mudas será a preparação da área, o plantio, a manutenção e o manejo, a observação de orientações técnicas para essas etapas e a permissão para visitas a campo para a coleta de dados referentes à execução das atividades do edital.
As mudas serão fornecidas sem custo para os produtores dos municípios de Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Cunha, Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, São José dos Campos (somente no Distrito de São Francisco Xavier), São Luiz do Paraitinga, Silveiras e Taubaté.
Por: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.