Confira como foi o bate-papo que tratou da cidadania fiscal e apresentou boas práticas municipais
O episódio foi transmitido ao vivo pela TV Portal CNM, no YouTube, e pelo Instagram da entidade em @portalcnm.
Os analistas técnicos de Finanças da CNM Gabriel Ataide e Eliane Sousa apresentaram a programação, que teve como convidados o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) 12 do Conselho Técnico das Administrações Tributárias municipais (CTAT) e auditor fiscal de Vitória da Conquista (BA), Alexsandro Campanha, e a fiscal tributária de Chuvisca (RS), Lisiane Protzen.
Os especialistas explicaram que cidadania fiscal é um conjunto de ações educativas que têm como objetivo conscientizar o cidadão a respeito da importância dos tributos e como eles são utilizados para financiar os serviços públicos. Por exemplo, a participação ativa da população na gestão pública, saber a importância da nota fiscal e entender como os recursos públicos são arrecadados e utilizados.
“É muito importante que a gente entenda que a cidadania corresponde ao exercício de direitos e cumprimento de deveres […] Mas sem tributo é impossível promover os direitos sociais, ele entra como instrumento para viabilizar a fim de que o Estado possa tentar reduzir as desigualdades sociais. Mas é preciso deixar um alerta que o tributo não é um preço que se paga para ser cidadão”, destacou Alexsandro Campanha.
No mesmo sentido, a fiscal tributária destacou experiências locais que, inclusive, receberão premiações. “Esse nosso trabalho que foi premiado foi feito em parceria com uma cooperativa do nosso Município, pois, quando a gente instituiu a educação financeira nas escolas, logo percebemos que só falar sobre tributos não era o suficiente. A gente buscou junto com a cooperativa e começamos a abordar o tema desde os princípios mais básicos do que é o dinheiro. E foi o que deu certo no nosso trabalho”, explicou Lisiane.
Por: Confederação Nacional dos Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.