Coronel Domingos Soares - PR, parabéns pelos 27 anos
Etimologia: Coronel – Vem do francês “colonel” derivado do italiano “colonéllo”, designando posto de hierarquia militar, chefe político do interior do país. Domingos – Nome pessoal masculino de origem religiosa. Vem do latim “Dominicus”, e significa pertencente ao Senhor. Soares – Sobrenome. Patronímico de ‘’Soeiro’’, da baixa latinidade ‘’Suarici’’, que gerou ‘’Suarizi’’, ‘’Soaires’’ e ‘’Soarez’’.
Origem Histórica: É antiga a movimentação nesta região, vindo desde os tempos do descobrimento dos Campos de Palmas. A povoação iniciou-se a partir da passagem de tropas pela Fazenda Postinho ou Bom Sucesso, de propriedade do Coronel Domingos Soares, que deu nome ao atual município.
A região onde está assentada a sede municipal era ponto de tropeiros e carroceiros que demandavam de Guarapuava à Porto União da Vitória. Cansados da longa viagem chegavam na Pousada dos Tropeiros ou Retiro dos Tropeiros. Ali era lugar apropriado para alojar animais e descansar. Desciam as bruacas que levavam o charque, queijo, rapadura, farinha de milho e açúcar. Então faziam sua comida, o revirado ou a paçoca para continuarem a viagem até o final do roteiro traçado. Na parada, sempre solícito, estava o Coronel Domingos Soares.
O Coronel nasceu a 16 de abril de 1852, em Guarapuava. Domingos Soares era pessoa muito bondosa e passou para a história conhecido como “O Pai dos Pobres”. Também foi político de prestígio, tendo sido deputado estadual nas legislaturas de 1908 a 1918. Foi também prefeito municipal de Palmas, nos períodos de 1912 a 1916 e 1924 a 1928. Nunca conheceu derrota. Também ficou conhecido como pacificador, pois teve participação decisiva na Guerra do Contestado, ocasião que tentou, em vão, evitar que o cel. João Gualberto, combatesse com os sertanejos na fatídica Batalha do Irani. Neste combate, o coronel Gualberto veio a falecer, assim como o líder dos fanáticos, José Maria.
Com o passar dos tempos formou-se uma povoação destinada ao progresso, mesmo que lento e gradual, porém com segurança. O município de Coronel Domingos Soares foi criado através da Lei Estadual n.º 11.265, de 21 de dezembro de 1995, na sede do antigo distrito de Coronel Domingos Soares, com território desmembrado do município de Palmas. A instalação deu-se em 1º de janeiro de 1997.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pg. 88.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.