Curso de combate a incêndio e de 1º socorros forma mais 17 servidores da Capital
O Programa de Prevenção de Acidentes no Ambiente de Trabalho e de Capacitação da Brigada de Incêndio prossegue em ritmo acelerado no Poder Judiciário de Santa Catarina. Mais 17 servidores e servidoras concluíram, na semana passada, o curso de Treinamento Básico de Atendimento a Emergências – TBAE, no nível II.
Realizado no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CEBM), o curso instruiu os participantes a combater princípios de incêndio e a utilizar técnicas de primeiros socorros.
Em formato híbrido, o programa é dividido em dois níveis independentes entre si, mescla teoria e prática de forma dinâmica e apresenta noções de primeiros socorros, de gestão de riscos e acidentes. Além disso, capacita os alunos a usar corretamente extintores de incêndio. Ou seja, o aluno sai com conhecimentos básicos que auxiliam a proteger patrimônios e até mesmo a salvar vidas.
Os cursos têm vagas disponíveis para magistrados e servidores, e estes últimos podem usar os cursos para progressão funcional. O nível I (CBAE na modalidade EAD) segue com vagas abertas, cujas inscrições podem ser feitas por meio do e-mail institucional .
Uma nova edição do nível II (TBAE na modalidade prática) está prevista para os dias 26 e 27 de junho. Podem se inscrever magistrados(as) e servidores(as) que exerçam suas atividades nos prédios do Poder Judiciário em Florianópolis (unidades judiciárias e administrativas). Não há obrigação de conclusão do Nível I (CBAE) para se inscrever no Nível II (TBAE). Mais informações podem ser obtidas na Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar no TJ (ACBM), pelo e-mail amcbmsc@tjsc.jus.br ou pelo telefone (48) 3287-2575.
Depoimentos de ex-alunas
A servidora Taciana Charline Martendal, aluna das primeiras turmas, resumiu a importância prática da formação: “Dias depois de que eu fiz o curso, minha mãe desmaiou e eu soube exatamente o que fazer, com calma e segurança”.
Outra servidora que colocou os ensinamentos em prática foi Miriam Paegle Galle. Ela estava em casa quando o computador entrou em curto, com faíscas e fumaça, num princípio de incêndio. Ela também soube como agir. “Ali, naquele momento, vi o quão importante foi o curso na minha vida”.
Tanto Taciana quanto Miriam enalteceram a dinâmica do curso e a didática dos professores. “Os instrutores são maravilhosos, eles deram um show, e eu pude ver que o conhecimento aprendido vale tanto para a vida profissional quanto pessoal”, diz Taciana. “A sociedade brasileira precisa de treinamentos como este”, completa Miriam.
Por: Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.