Dia Internacional do Voluntário: saiba como se inscrever para ser mesário nas próximas eleições
Nesta quinta-feira (5), é celebrado o Dia Internacional do Voluntário. A data homenageia todos aqueles que dedicam uma parte do seu tempo e do seu trabalho para apoiar causas importantes e fazer a diferença na vida dos outros. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lembra a importância das mesárias e mesários nas eleições.
Responsáveis por conduzir todo o processo eleitoral no dia da votação, os mesários voluntários são fundamentais para o fortalecimento da democracia e da cidadania. No dia da votação, são eles que garantem o sigilo do voto, identificam eleitores, operam as urnas, registram eventuais ocorrências no pleito, entre outras atribuições.
Estão aptos a atuar como mesários todos os eleitores com mais de 18 anos que estejam em dia com a Justiça Eleitoral, com exceção de integrantes de diretórios de partidos políticos ou federações, agentes policiais, ocupantes de cargos de confiança do Poder Executivo, funcionários do serviço eleitoral, além de candidatos, seus cônjuges e parentes até o segundo grau.
Como faço para me voluntariar?
Desde 2004, a Justiça Eleitoral conta com o programa Mesário Voluntário, criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado para os serviços eleitorais. Através dele, qualquer pessoa interessada pode se candidatar para trabalhar no dia da eleição.
As pessoas que se interessarem em servir nas próximas eleições podem efetuar a inscrição no próprio site do TRE-PE. Clique aqui. O cadastro também pode ser feito pelo e-Título, aplicativo móvel da Justiça Eleitoral, disponível para celulares Android e iOS. Veja onde baixar.
Embora o trabalho não seja remunerado, ele oferece diversos benefícios, como:
Dispensa do serviço, pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem;
Critério de desempate em concurso público, se previsto em edital;
Critério de desempate para promoção de servidor público, levando-se em conta o número de vezes em que prestou serviços à Justiça Eleitoral;
Utilização das horas trabalhadas como atividades complementares para os estudantes de graduação (confira aqui quais instituições do ensino superior têm convênio com o TRE-PE);
Por: Tribunal Regional Eleitoral - PE
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.