Diamantino - MT, parabéns pelos 5 anos
Etimologia: Diamantino – É denominação de origem geográfica em referência ao Rio Diamantino. Trata-se da junção do termo “diamante” acrescido do sufixo “ino”, que designa origem, natureza. O termo diamante vem do latim tardio “adamas”, significando o indomável, ou ainda “daemos”, o tentador, por causa das paixões que a gema tem provocado nas pessoas, em todas as épocas ao longo dos tempos.
Origem histórica: A movimentação para formação do núcleo que deu origem ao atual município de Diamantino começou poucos anos depois da fundação de Cuiabá. Em 18 de setembro de 1728, Gabriel Antunes Maciel escreveu à Câmara de Cuiabá, dando notícias da descoberta do ouro. A denominação do local era Arraial do Ouro, nome dado ao córrego onde o metal havia sido encontrado. Após certo tempo o lugar passou a chamar-se Félix, certamente o nome de um garimpeiro pioneiro da região.
Não demorou muito e garimpeiros encontraram pedras diamantíferas, cuja extração era privativa da Corôa Portuguesa. Tal achado fez com que o governo fechasse todos os garimpos da região. Mas a mineração clandestina continuou. Foi criado o Destacamento Diamantino do Paraguai, para inibir o garimpo ilegal, o qual assegurou a fixação do povoado de Diamantino.
A resolução Régia, de 9 de agosto de 1811, criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Alto Paraguai Diamantino. O nome Paraguai, incluso na denominação, vinha de um erro geográfico dos bandeirantes, que julgavam se encontrar estabelecidos nas cabeceiras do Rio Paraguai, quando o Rio Dimantino é apenas um afluente desse rio.
O município foi criado pelo Alvará Régio de 23 de novembro de 1820, com a denominação de Nossa Senhora do Alto Paraguai Diamantino.
Com o tempo o nome foi simplificado para Diamantino.
Fonte: (livro) Cidades de Mato Grosso, origem e significado de seus nomes. João Carlos Vicente Ferreira e Pe. José de Moura e Silva, ano 1998, pgs. 55-56.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.