Enéas Marques - PR, parabéns pelos 61 anos
Etimologia: Enéas – Nome pessoal masculino. Vem do grego “Aineías”, pelo latim “Aeneas”. Há um dórico “Aineias”. A interpretação do nome varia de acordo com o autor, segundo Drummond, em Dicionário de Nomes Próprios (1910), o termo significa “louvável”, ao passo que J. J. Nunes, em Compêndio de gramática histórica portuguesa (1930), dá como “o glorioso” ou pode ser interpretado como “o terrível”. Marques – Sobrenome. Segundo Sanches de Baena, o termo é patronímico de “Marco”, que vem do latim “Marcu”. Forma antiga “Marquiz”, “Marquez”, sendo que A. A. Cortesão, em seu Dicionário Etimológico (1900-1), tirou o termo do latim “Marquici”, de “Marcus”.
Origem Histórica: A primeira denominação do atual município de Enéas Marques foi Jaracatiá, povoação formada no Vale do Rio Iguaçu, basicamente por famílias oriundas dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Jaracatiá é palavra de origem tupi, e designa uma árvore cujos frutos parecem mamões, porém menores, sendo que o cerne desta árvore da família das caricáceas, com sabor assemelhado ao coco, é (ou era) utilizado na fabricação de doces caseiros e até industriais.
Pela Lei n.º 92, de 25 de agosto de 1961, o povoado de Jaracatiá foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Francisco Beltrão.
Em 18 de fevereiro de 1964, de acordo com a Lei Estadual n.º 4.823, foi criado o município, porém com denominação alterada para Enéas Marques e território desmembrado do município de Francisco Beltrão. A instalação oficial ocorreu no dia 13 de dezembro de 1964, sendo primeiro prefeito municipal eleito o sr. Luiz Prolo.
O nome da cidade é homenagem ao acadêmico Enéas Marques, nascido em Curitiba no dia 12 de janeiro de 1883. A partir de 1908 foi Promotor Público nas Comarcas de Palmeira, São José dos Pinhais e Curitiba, em 1916 foi Secretário de Estado do Interior e Justiça. Era filho do ilustre Senador da República Generoso Marques e foi um dos fundadores da Academia Paranaense de Letras, em 1936. Após algumas desilusões no campo da política, retirou-se da lida partidária. Faleceu no dia 14 de outubro de 1961.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 101-102.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.