Entidades ambientalistas elegem representantes para o Consema
Entidades ambientalistas elegeram nesta quarta-feira, 10 de março, seis representantes e seus suplentes para compor o Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, o Consema, durante o mandato 2021-2023.
A reunião foi realizada por videoconferência em razão das restrições da pandemia da Covid-19 e contou com a participação de 27 instituições.
Durante a sessão foi formada uma comissão eleitoral e houve a apresentação de seis chapas (titular e suplente) para a votação. O número de inscritos para o Conselho não ultrapassou a quantidade de cadeiras disponíveis, por este motivo a eleição ocorreu por aclamação. O próximo passo será a nomeação dos novos membros pelo governador do Estado de São Paulo.
“A presença das entidades da sociedade civil dentro do Consema representa a defesa da agenda ambiental e contribui para ampliar o diálogo em prol do meio ambiente sustentável”, destacou o secretário-executivo do Conselho, Anselmo Guimarães.
A renovação de membros acontece a cada dois anos e, para participar, as instituições devem estar com a inscrição atualizada junto ao Cadastro de Entidades Ambientalistas, o CadEA.
“Vamos construir democraticamente uma pauta plural, com união das entidades ambientalistas, cada uma com suas peculiaridades, sempre seguindo as normativas”, destacou Maria Fernanda Carbonelli Muniz, do Instituto de Conservação Costeira, eleita para o mandato 2021-2023.
O Consema é um fórum de debates composto por representantes do governo (18), da sociedade civil (12) e entidades ambientalistas (6). Entre as responsabilidades estão a preservação, conservação, recuperação e defesa do meio ambiente, o estabelecimento de normas e padrões ambientais e a condução de audiências públicas, além da avaliação de estudos de impacto das atividades.
Representantes eleitos
Foram escolhidos seis representantes com seus respectivos suplentes.
Chapa 1: Roberto Ulisses Resende, Iniciativa Verde, e Fernando Prioste, Instituto Socioambiental.
Chapa 2: Maria Fernanda Carbonelli Muniz, Instituto de Conservação Costeira, e Gilda Helena Leoncio Nunes, Instituto Ilhabela Sustentável.
Chapa 3: Syllis Flavia Paes Bezerra, Ecophalt, e Ibrahim Tauil, Concidadania.
Chapa 4: Martha Martins de Moraes, Associação dos Amigos do Vale do Aracatu, e Djalma Weffort de Oliveira, Apoena.
Chapa 5: Mauricio da Cruz Forlani, Ampara Animal, e Jeferson Rocha de Oliveira, Instituto Ecológico e de Proteção aos Animais.
Chapa 6: Claudio Bedran, Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental Planeta Verde e Valeria Quaglio, Associação Caminho Suave Sócio Ambiental.
Notícias relacionadas
- Consema aprova duplicação da rodovia Raposo Tavares
- Consema aprova Ferroanel Norte
- Consema aprova normatização para criação de corredores ecológicos
Tags:
agenda ambiental, CONSEMA, eleição representação Consema, entidades ambientalistas
Por: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiene
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.