Fernandes Pinheiro - PR, parabéns pelos 27 anos
Etimologia: Fernandes – Sobrenome. Antigo “Fernández”, patronímico de “Fernando”, nome pessoal masculino, antigo “Frednando”, do latim medieval “Fridenandus”, possivelmente do germânico “Fardi-Nanth”, significando corajoso, temerário. Este nome foi difundido na Europa pelos visigodos. Tiveram um destino real, uma vez que foram usados por diversas dinastias, entre vários países, dos quais Espanha, Portugal e Áustria. Pinheiro – Sobrenome de origem geográfica. Palavra formada pelo termo “Pinho” e pelo sufixo nominativo “eiro”. O termo “pinho” vem do latim “pinus”, a madeira do pinheiro. O termo “eiro” vem do latim “áriu”, significando relação ou origem.
Origem Histórica: A primeira denominação do atual município de Fernandes Pinheiro foi Imbituvinha, de colonização antiga, surgindo de uma parada de tropeiros que demandavam ao sul, na última década do século XX. O nome da localidade é referência à Estação Ferroviária Fernandes Pinheiro, em homenagem ao engenheiro Antônio Augusto Fernandes Pinheiro, diretor da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande do Sul, ainda no começo do século XX.
Em 1899, o povoado foi elevado à categoria de distrito policial no município de Santo Antônio de Imbituva. Em 1907, passou a integrar o município de Irati, voltando ao de Imbituva por ocasião da construção da ferrovia, à qual era ligada por estrada vicinal. Em 1917, integrou o município de Teixeira Soares. Neste período a Estação de Fernandes Pinheiro rivalizava com centros comerciais de destaque, por ser importante centro comercial e industrial, de onde partiam diligências para Imbituva, Prudentópolis, e Guarapuava, vindas de Curitiba.
De 1917 a 1930, Fernandes Pinheiro era reconhecidamente um grande centro comercial da Linha Sul. O distrito orgulhava-se de possuir, naquela época, a maior serraria do Estado, pertencente ao sr. Guilherme Xavier de Miranda, inaugurada em 1912.
O município de Fernandes Pinheiro foi criado através da Lei Estadual n.º 11.266, de 21 de dezembro de 1995, na sede do antigo distrito de Fernandes Pinheiro, com território desmembrado do município de Teixeira Soares. A instalação deu-se em 1º de janeiro de 1997.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 108-109.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.