Flora Rica - SP, parabéns pelos 72 anos
Até 1946, o que hoje é Flora Rica era uma floresta da fazenda Rio do Peixe, no distrito de Guaraniúva (atual município de Pacaembu), na comarca de Lucélia. Naquele ano, José Firpo, administrador da fazenda, comprou de seu patrão, João Veloso, alguns alqueires de terreno da floresta para plantar, dando-lhes o nome de fazenda Tabajara.
João Veloso, vendo a possibilidade de serem povoadas suas terras, reservou uma área de 15 alqueires em torno da propriedade recém-adquirida por José Firpo, dividindo-a em quadras, para a formação de um arraial, a que desde logo chamou Vila Rica, ao que consta, buscando atrair o interesse de novos colonos.
Com efeito, o local foi, de imediato, povoado, já que o algodão começava a ser plantado, com pleno sucesso. Em 1948, tornava-se distrito de paz do município de Pacaembu, com o nome alterado para Flora Rica, a fim de evitar, segundo a prefeitura, qualquer confusão com a história cidade mineira de Vila Rica, atual Ouro Preto.
O novo nome, porém, se deve à riqueza da floresta primitiva, hoje transformada em pasto para a pecuária, que é do que vive o município. Flora Rica foi distrito do município de Pacaembu, emancipou-se em 30 de dezembro de 1953.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pgs. 114-115.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.