GOV/SP - SP inaugura estações Luz e República da Linha 4-Amarela
Estações funcionarão das 10h às 15h, de segunda a sábado e feriados
O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira, 15, as estações Luz e República da Linha 4-Amarela do Metrô
O novo trecho tem 3,7 quilômetros de extensão, entre as estações Paulista e Luz, atendendo à concentração de usuários da região central da cidade. Com a inauguração das estações Luz e República, a Linha 4-Amarela passa a ter nove quilômetros de extensão em sua operação comercial. Somados aos 65,3 quilômetros da Companhia do Metrô, totalizam 74,3 quilômetros de rede metroviária na capital paulista. Agora, são 64 estações no total: 58 operadas pela Companhia do Metrô e seis pela concessionária ViaQuatro.
"A estação República, onde nós estamos, integra com a linha Leste/Oeste, a linha 3 do Metrô. A estação Luz integra com a linha 1, que é a linha Norte/Sul do Metrô e integra com três linhas da CPTM: a linha 7, que vai para Jundiaí, a linha 10, que vem do ABC, e a linha 11, que é o Expresso Leste", disse Alckmin.
Com essa inauguração, a previsão é de 100 mil passageiros/dia na estação República e 132 mil na estação Luz. A Linha 4-Amarela já transporta diariamente 200 mil passageiros entre as estações Butantã e Paulista. Com a operação das duas novas estações, e a partir da consolidação do fluxo de passageiros, a demanda diária deverá chegar a 700 mil passageiros em 2012.
As novas estações, com arquitetura e cores atraentes, contam com bilheterias blindadas, piso tátil, elevadores especiais e escadas rolantes "inteligentes", que funcionam com velocidade reduzida quando não há usuários sobre elas, de forma a economizar energia.
No caso da estação Luz, o corpo principal da estação é coberto por uma cúpula que permitirá iluminação e ventilação naturais, possibilitando economia de 50% nos custos de implantação e manutenção do sistema de ventilação.
Linha integradora
Com as integrações possibilitadas pela Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz), a rede metroviária de São Paulo amplia os pontos de conexões. Ao longo da sua extensão, a nova linha faz integração física com a Linha 2-Verde na estação Paulista com a Linha 3-Vermelha na estação República e com a Linha 1-Azul na estação Luz.
Ainda na estação Luz, fará também interligação com as linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e 11-Coral (Expresso Leste) da CPTM. E, na estação Pinheiros, com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú), que está conectada com a Linha 5-Lilás do Metrô, na estação Santo Amaro, com transferência gratuita.
Com extensão total de 12,8 quilômetros e 11 estações, a Linha 4-Amarela está sendo implantada em duas etapas. A primeira inclui seis estações: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, além da operação do pátio de manutenção Vila Sônia.
Na segunda etapa, prevista para 2013/14, serão entregues as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Com a conclusão desta fase, a demanda da Linha 4-Amarela é estimada em 970 mil passageiros/dia.
Com o funcionamento das novas estações República e Luz da Linha 4, o Metrô prevê uma redução de movimento nas estações Paraíso, Sé, Luz (da Linha 1) e no trecho Paraíso-Luz, o mais carregado da Linha 1-Azul. Também há a perspectiva de redução de movimento na estação Brás, em razão da integração com as linhas da CPTM na Luz.
Investimento total de R$ 5,6 bilhões
Na primeira etapa da Linha 4-Amarela, que abrange as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, foram investidos R$ 3,8 bilhões (incluindo US$ 450 milhões) a cargo do concessionário privado, que adquiriu os 14 trens e todo o sistema de sinalização e controle operacional dos trens (CBTC). O investimento total da Linha 4-Amarela será de R$ 5,6 bilhões, incluindo R$ 1,8 bilhão que será investido na segunda etapa desta linha.
Próxima etapa
A próxima etapa da Linha 4-Amarela será a conclusão da 2ª fase, com a construção de um quilômetro de túnel até a estação Vila Sônia, além da construção de novos acessos, instalação de sistemas operacionais e equipamentos em quatro estações: São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. O trecho entre Luz e Vila Sônia terá 12,8 km de extensão e 11 estações. A previsão é que as obras restantes sejam finalizadas em 2014.
A expectativa é que as pessoas ganhem cerca de 15 minutos em seus deslocamentos entre as estações Butantã e Luz, evitando o trânsito sobrecarregado dos corredores viários das avenidas Vital Brasil, Rebouças, Eusébio Matoso e Consolação.
Inovações tecnológicas
Os trens da Linha 4-Amarela são equipados com o que há de mais moderno em operação metroviária. A maior novidade é a tecnologia "driverless", que permite a operação dos trens sem condutor, usando sistema informatizado. Com a operação automática, as velocidades são sempre mantidas dentro dos limites permitidos e reguladas de acordo com a necessidade, possibilitando mais agilidade à operação dos trens e muita segurança.
Também oferecem muito conforto aos usuários, com ar-condicionado, passagem livre entre carros (salão contínuo), baixo nível de ruído e permitem a comunicação direta com o centro de controle. As estações da Linha 4-Amarela são dotadas de portas de plataforma, separando a plataforma das estações das vias dos trens. Essas portas se abrem simultaneamente com as do trem, que estaciona no ponto exato das entradas e saídas dos usuários, garantindo maior segurança no embarque e desembarque de usuários.
Por: Governo do Estado de São Paulo
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