Governo recebe contribuições para contratação de automação dos serviços públicos
ASecretaria de Governo Digital e a Central de Compras da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia abriram nesta terça-feira (23/3) consulta pública no portal Gov.br para receber contribuições quanto ao termo de referência que norteará as contratações de automação para os serviços do governo federal. O Aviso de Consulta Pública foi publicado nesta terça-feira (23/3) no Diário Oficial da União. A previsão é de que pelo menos 1.128 serviços exijam solução automatizada entre este e o próximo ano. A consulta ficará aberta na plataforma Participa + Brasil até 13 de abril.
O termo de referência em consulta prevê sete itens para contratação:
1 - Provimento de solução tecnológica para automação dos serviços públicos
2 - Adequação e automação de serviços públicos com o uso da solução tecnológica
3 - Integrações com plataformas de Governo
4 - Treinamento específico para utilização da solução tecnológica
5 - Migração dos serviços legados (de sistemas computacionais, hardware e software) que, embora antigos, ainda desempenhem papel importante no fornecimento de serviços essenciais
6 - Construção de robôs para serviços públicos automatizados
7 - Execução de robôs para serviços públicos automatizados
A novidade é a contratação de soluções de robotização, já que existem serviços públicos com etapas repetitivas e previsíveis. A contratação anterior atende a 39 órgãos do governo federal. A transformação digital de serviços resultante dessa contratação gerou economia total de R$ 335,94 milhões.
“Pretendemos receber contribuições dos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp), dos órgãos de controle e inclusive do mercado interessado na automação de serviços”, afirma o diretor de Operações Compartilhadas da Secretaria de Governo Digital, Merched Cheheb de Oliveira. “Dos serviços transformados em digitais pelo governo federal, em média 33% exigem soluções de automação.”
Desde janeiro de 2019, foram digitalizados 1.260 serviços. A pandemia acelerou ainda mais o processo de transformação digital no ano passado, quando foram entregues à população serviços como o Auxílio Emergencial, o Seguro Desemprego do Empregado Doméstico e o PIX, entre outros – todos encontrados na plataforma Gov.br.
Por: Ministério da Economia
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.