GOVMG -Fundação João Pinheiro atualiza estudo sobre déficit habitacional dos municípios brasileiros
Estudo tem por finalidade apresentar as informações mais recentes sobre as necessidades habitacionais de cada um dos 5.565 municípios
A Fundação João Pinheiro (FJP) renovou em dezembro de 2011 convênio com o Ministério das Cidades para realização de mais uma edição do Déficit Habitacional Municipal, estudo que tem por finalidade apresentar as informações mais recentes sobre as necessidades habitacionais de cada um dos 5.565 municípios brasileiros. Realizada pelo Centro de Estatística e Informações da fundação, a versão atualizada da pesquisa será utilizada para monitorar o Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.
O estudo será desenvolvido com base nas informações do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que visitou aproximadamente 58 milhões de domicílios em todo o país no ano passado.
“A partir dos microdados do Censo de 2010 discutiremos com os técnicos do Ministério das Cidades como serão formulados e propostos novos indicadores para auxiliar no acompanhamento e desenvolvimento do Minha Casa, Minha Vida”, explica o diretor do Centro e coordenador da pesquisa, Frederico Poley.
Realizado pela última vez em 2000 e com periodicidade de dez anos, o Déficit Habitacional Municipal de 2010 será concluído ainda em 2012 e irá gerar um banco de dados com as principais informações sobre o estoque de moradias das cidades do país.
Déficit Habitacional - Indicador que analisa o total de famílias em condições de moradia consideradas inadequadas, tais como favelas, coabitação familiar (casos em que mais de uma família mora na mesma casa), adensamento excessivo (quando mais de três pessoas dividem o mesmo quarto ou o ônus excessivo de aluguel), ou quando uma família compromete mais de 30% de sua renda com aluguel.
Por: Governo do Estado de Minas Gerais
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.