GOVRJ - Projeto aumenta o número de alfabetizados em comunidades pacificadas
Moradores jovens e adultos em áreas com UPPS são beneficiados
Morador do Morro da Babilônia, o casal Maria Christina, 55 anos, e Adalberto Trigori, de 52, está aprendendo a ler e escrever na mesma sala de aula, montada por um programa de alfabetização do Sesi Cidadania. O projeto oferece aulas de leitura e escrita, em 29 comunidades. Em 11 delas (Jardim Batan, Babilônia/Chapéu-Mangueira, Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, Providência, Borel, Mangueira/Tuiuti, Macacos, Alemão, Formiga, Fazendinha e Adeus/Baiana) há cursos para jovens e adultos.
Todos os dias, depois do trabalho, Adalberto e Maria vão para as aulas, realizadas em um espaço cedido pela associação de moradores da comunidade.
– Quando o pessoal do programa me chamou para participar, confesso que não levei muito a sério. Adalberto dizia que estava muito velho e que não tinha mais idade para aprender a ler e escrever. Mas estamos aqui, ensinando um ao outro – afirmou Maria.
O pedreiro trabalha nas obras dos prédios que estão sendo construídos na comunidade. – Não conhecia letra nenhuma e nem sabia diferenciar número de letra. Agora, já sei até ler placa. Tenho mais facilidade para ler e ela para escrever – disse Adalberto.
A professora Elisa de Jesus acompanhou a alfabetização do casal. Moradora de Santa Teresa, ela nunca tinha dado aulas em comunidades.
– Venho de colégios considerados de elite. Sinto que meu mundo era muito limitado e estou descobrindo um novo agora. Aqui, eles ampliam a visão deles e eu amplio a minha também. A gente se aproxima sem marcar diferenças, mas buscando as semelhanças – afirmou Elisa.
Iniciativa oferece diversas aulas
O Sesi Cidadania já teve a participação de 580 pessoas em aulas do Ensino Fundamental. Há classes de Idiomas, de Ensino Médio, de pré-Enem, de Informática e de Reforço Escolar. Mais de sete mil pessoas já se formaram nos cursos de Educação Básica e dois mil nos de formação profissional. No Chapéu-Mangueira/ Babilônia, em 2012, 14 adultos foram alfabetizados.
Por: Governo do Estado do Rio de Janeiro
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.