Guarapuava - PR, parabéns pelos 205 anos
Etimologia: Guarapuava – De origem guarani ‘’guara’’... garça + ‘’pu’’... barulho + ‘’ava’’... sufixo que dá idéia de lugar: Lugar cheio de rumor de pássaros, ou ‘’guara’’... lobo + ‘’pu’’... barulho + ‘’ava’’: Lugar onde se ouve rumor ou uivos de lobos. Para Teodoro Sampaio o termo vem de “wa’ra po’aba”... rumor ou latido de guarás (Chrysocyon brachyurus), ou corruptela de “wi’ra po’aba”... o rumor dos pássaros. Martius tirou de “wara”’... ave + “pu’ame”... em pé, dizendo que outros deram como etimologia “arapu’a”... abelha da terra. ‘’Macedo Soares critica os étimos do padre Francisco das Chagas Lima, de Saint-Hilaire, do escritor anônimo citado por este naturalista, sob o nome espanhol-americano de Fr. Prazeres Maranhão (a que Martius traz), de Luiz D. Cleve e apresenta a sua, muito lógica aliás: 1) - ‘’guará’’ é comum nos matos e campos de Guarapuava, sendo que este nome foi dado primeiramente aos campos e daí se estendeu para o resto da região. 2) - “puá” é um verbo que significa atirar, dar tiro, flechar, matar com flecha. 3)- “hab” é um sufixo participial de lugar. 4) - “puáhab” é o lugar onde ou para onde se atira, onde se caça. Então “Guarapuava” é termo guarani puro, significando “campo onde se vão caçar os guarás”. Resta uma pequena objeção apresentada e rebatida pelo próprio Macedo Soares: Como é que, em pleno domínio Camé, povo indígena que falava o caingangue, vão os sertanistas achar entre aqueles bugres uma palavra guarani pura? Basta lembrar que ao lado de Guarapuava, há muitas outras palavras exclusivamente guaranis em toda aquela região habitada por aquela gente, para que o fato fique satisfatoriamente explicado. Os guaranis, se não foram os primeiros habitantes da região, foram pelo menos anteriores aos bugres encontrados em 1810 pelo padre Francisco Chagas, na expedição comandada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal’’.
Origem Histórica: Os Campos de Guarapuava foram descobertos pelo sargento Cândido Xavier de Almeida e Souza em 1768, que comandou a quarta bandeira exploradora à região.
Em 11 de novembro de 1819 foi criada a freguesia de Nossa Senhora do Belém Guarapuava. Em 1836 foi fundada a primeira escola na povoação e a primeira professora foi Dona Bibiana Carriel Bittencourt.
Em 17 de julho de 1852, através da Lei n.º 12, a freguesia ganha foros de Vila, e o primeiro Juiz de Paz foi o sr. Bernardino José de Lacerda e como primeiro presidente da Câmara Municipal o major Luiz da Silva Gomes.
No dia 02 de março de 1859, pela Lei Provincial n.º 54, foi elevada à categoria de Comarca, sendo seu primeiro Juiz de Direito o dr. José Antônio de Araújo Vasconcelos. Neste período a Vila de Guarapuava foi ameaçada de invasão indígena, sendo defendida por um contingente de 36 homens, liderados por Antônio de Sá Camargo, mais tarde Visconde de Guarapuava.
Em 12 de abril de 1871, através da Lei Provincial n.º 271, a Vila de Nossa Senhora do Belém Guarapuava foi elevada à categoria de cidade.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 126-127.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.