Imbituva - PR, parabéns pelos 154 anos
Etimologia: Imbituva – De origem tupi ‘’imbê’’... espécie de cipó, pertencente a família das arácias philodendronbipinnnatifidum, muito abundante na região e mais a palavra ‘’tuva’’... lugar: lugar de muito imbê.
Origem Histórica: Em 1871, Antônio Lourenço, antigo conhecedor da região, fixou-se no Pouso do Cupim, antiga denominação da localidade, pois como tropeiro experiente, havia cruzado diversas vezes o trecho dos rios Perdido e Imbituva, se apaixonando pelo lugar.
Dez anos após o feito de Lourenço, o povoado era elevado à categoria de Vila, com a denominação de Santo Antônio do Imbituva, em referência ao orago e ao Rio Imbituva e sob os auspícios da Lei n.º 651 de 26 de março de 1881.
No final do século passado, o povoado viria a sofrer notável influência de imigrantes alemães, poloneses e russos, que chegaram à região, trazendo otimismo e progresso ao antigo povoado de Cupim. Foi fundada, em 1909, a Colônia do Cedro, com 28 famílias alemãs.
Os italianos já haviam chegado em 1896, e depois de adquirirem uma gleba de terras no antigo Cupim, fundaram uma colônia. Santo Antônio do Imbituva, com denominação simplificada para Imbituva, é elevada à categoria de cidade e Comarca de Segunda Entrância, através da Lei Estadual n.º 938, no dia 02 de abril de 1910.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pg. 134.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.