CNM - 15 de Abril
Informativo CNM: alimentação, bebidas e transportes aceleram em 0,56% IPCA de março
A inflação, mensurada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou alta de 0,56% em março. A informação faz parte do Informativo elaborado mensalmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que realiza o acompanhamento da evolução do IPCA. Segundo o levantamento, as maiores contribuições foram observadas em alimentação e bebidas e transportes.
O IPCA é o indicador oficial de inflação do Governo Federal, e sua meta de cumprimento é determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O IPCA avalia mensalmente uma cesta de 377 itens para famílias com rendimentos entre 1 e 40 salários-mínimos. As edições anteriores do Informativo CNM de Inflação estão disponíveis aqui.
O levantamento da CNM avaliou os preços coletados de 27 de fevereiro de 2025 a 31 de março de 2025 (referência) contra os preços vigentes entre 30 de janeiro de 2025 e 26 de fevereiro de 2025 (base). A composição da taxa de inflação demonstra fatores que podem ajudar a entender a inflação no mês. Dos 377 itens analisados no período, 243 (65%) registraram a ocorrência de inflação.
Analisando os últimos 12 meses, contribuíram para o arrefecimento da inflação os Artigos de residência, a Saúde e cuidados pessoais bem como a Educação. A redução desses grupos apresenta impactos positivos para a população residente nos Municípios, uma vez que reduz os custos com planos de saúde, eletrodomésticos e cursos educacionais. Por outro lado, a inflação de alimentação e bebidas acelerou, passando de uma inflação anualizada em abril de 2024 de 3,08% para uma inflação de 7,68% em março de 2025.
Da Agência CNM de Notícias
Por: Confederação Nacional dos Municipios