Gov.Al - 24 de Fevereiro
Mais de 100 gestores participam de curso de Gestão em Proteção e Defesa Civil
Mais de cem coordenadores e técnicos municipais da Defesa Civil de Alagoas e de Pernambuco participaram do Curso de Gestão em Proteção e Defesa Civil promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
O curso foi encerrado na sexta-feira (21) e teve como objetivo capacitar e atualizar os agentes municipais de proteção e defesa civil, especialmente os coordenadores municipais de Defesa Civil (Comdecs), para o aprimoramento em respostas a desastres e fiscalização integrada entre os municípios. Ao final do curso, todos os participantes fizeram uma avaliação on-line, com 10 questões, e receberam certificados.
Durante o encerramento do evento, foi prestada uma homenagem ao coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Moisés, que há 10 anos está à frente do órgão e tem seu trabalho reconhecido nacionalmente.
A homenagem contou com a participação do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, Otávio Praxedes, que destacou a dedicação de Moisés Melo à Defesa Civil.
Moisés Melo agradeceu à homenagem e falou da dedicação à Defesa Civil. “São 10 anos que estamos na Defesa Civil Estadual e hoje Alagoas conta com coordenadorias municipais de Defesa Civil nos 102 municípios do estado. São pessoas que dedicam sua vida a fazer o bem e prestar serviço a quem precisa nos momentos mais difíceis”, declarou Moisés.
O atual coordenador da Defesa Civil Estadual ingressou na Polícia Militar do Estado de Alagoas em 5 de fevereiro de 1988. Passo a passo, grau a grau, começou conquistando sua graduação de 3º Sargento. Em 27 de maio de 2002, Moisés Melo atingiu o mais alto posto das praças, sendo promovido a subtenente do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. Foi ainda como major que recebeu o que foi considerado a maior missão de sua vida, comandar a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Alagoas (CEPDEC-AL).
Com seu trabalho, Moisés Melo ajudou a Defesa Civil Estadual a crescer e evoluir, tornando-se conhecida nacionalmente. Em 18 de maio de 2018, foi promovido a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e, em 30 de julho de 2019, foi promovido a coronel. O mais alto posto da hierarquia militar Estadual.
Importância da capacitação
Durante a abertura do curso, no dia 17, Moisés Melo havia enfatizado a necessidade da formação na garantia da segurança para a população. “Investir em capacitação é fundamental para tornar as instituições mais aptas a oferecer respostas rápidas em situações emergenciais, garantindo que tanto os gestores municipais quanto os de Defesa Civil estejam preparados. Essa preparação resulta em respostas imediatas, liberação facilitada de recursos, prestação de contas transparente e melhor gerenciamento dos recursos durante um desastre”, observou o coordenador.
A formação foi ministrada pelos técnicos da Defesa Civil Estadual, cujo conhecimento na área é reconhecido nacionalmente. Durante o curso, os participantes tiveram uma visão geral e específica de todas as medidas a serem adotadas em situações de desastre, a exemplo da legislação vigente, análise de riscos, como solicitar recursos e fazer prestação de contas, saber diferenciar o que é situação de emergência e estado de calamidade.
Uma nova etapa do curso será realizada para os coordenadores da Defesa Civil do Sertão e Agreste, em data a ser definida. Devido às peculiaridades dessas regiões, o principal foco será o enfrentamento do período de estiagens.
Por: Governo do Estado de Alagoas