Mangueirinha - PR, parabéns pelos 78 anos
Etimologia: Mangueirinha – Palavra formada pelo termo “Mangueira”, acrescido do sufixo diminutivo “inha”. O termo “mangueira” origina-se do espanhol platino “manguera”, designando curral de gado.
Origem Histórica: Em 1864 foram reivindicadas as construções de mangueiras para dar guarida aos tropeiros que chegavam às margens do Rio Iguaçu e tinham dificuldades em controlar suas tropas, que, via de regra, espalhavam-se causando sérios transtornos.
A construção dessas mangueiras permitiu um trânsito racional e seguro do gado, facilitando aos tropeiros a travessia das águas caudalosas do rio, que em canoas puxavam as rêses, rebocadas uma a uma. A contínua travessia de tropas pela região permitiu que se formasse um povoado, a exemplo do ocorrido em Castro, Palmeira, etc.
Em 20 de janeiro de 1887, um Ato Provincial dá ao lugar a condição de Distrito Policial e Judiciário, pertencendo ao município de Palmas, com a denominação de Conceição do Rosário. Com o fim do tropeirismo, a atividade comercial principal do lugar passou a ser a extração da erva-mate, alternada com a criação de suínos, no sistema de safras.
O Decreto-Lei n.º 533, de 21 de novembro de 1946, criou o município de Mangueirinha, com território desmembrado de Clevelândia. A instalação deu-se no dia 30 de novembro de 1946.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pg. 172.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.