Matutina - MG, parabéns pelos 72 anos
Por volta de 1850 uma prolífera família se estabeleceu no local onde, mais tarde, surgiu um povoado. A tradição conservou o nome de João Pimenta, Sebastião Pimenta, Serafim Pimenta e Pedro Pimenta, constituindo, o nome dessa família o primeiro topônimo. O arraial dos Pimentas teria surgido pela criação de um cruzeiro equidistante das diversas fazendas dos irmãos.
Posterior à criação do cruzeiro, houve a doação de terreno por parte de João Pimenta e de José Martins à Nossa Senhora da Abadia; na gleba doada, onde já se erguia o cruzeiro, foi construída a primeira capela e as primitivas moradias. Então surgiu o arraial. A capela desapareceu, sendo construído um cinema no local.
Boa parte da população descende da primitiva família dos Pimentas, entrelaçada, mais tarde, com a família Franco, oriunda de Pará de Minas e que igualmente ali se radicou.
O topônimo Matutina foi dado, em 1943, em homenagem ao coronel Olímpio Alves Franco, que era dono de uma propriedade rural assim denominada, quando o povoado foi elevado à categoria de distrito.
A atual igreja matriz foi construída em 1914, quando foram dados os primeiros passos, sendo entregue aos fiéis em 1951, quando ficou terminada.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/matutina/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.