Monte Belo - MG, parabéns pelos 86 anos
Em meados do século XIX, na rota das bandeiras paulistas que desbravaram o sertão de Minas pelo vale do rio Muzambinho, foi estabelecida uma importante via de entrada, surgindo o povoado das Manguaras.
O povoado recebeu primeiramente esta denominação devido às constantes brigas de porretes – as manguaras – entre seus habitantes, que, oriundos das fazendas de José Lopes e João Rafael, passaram a chamar o lugar pelo nome de Capela dos Lopes.
Mais tarde, o povoado deu origem ao atual município de Monte Belo, por volta de 1938, e se acha localizado em uma das regiões mais povoadas do Estado.
Como atrações, o município conta com o Sítio Histórico da Casa dos Maria, uma casa de fazenda colonial construída no século XIX, com paredes de pau à pique e porão de época, fontes alternativas de energia hídrica, gerador, monjolo e moinho de pedra e a Estação Ecológica Particular da Fazenda Lagoa, que é sede do Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza, com cerca de 300 hectares de florestas nativas e um Centro de Educação Ambiental.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/monte-belo/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.