Neves Paulista - SP, parabéns pelos 102 anos
Referência a Joaquim da Costa Penha (1865-1926), aventureiro conhecido por sua alcunha de mateiro como Capitão Neves, considerado o fundador dos municípios de Monte Azul Paulista e Mirassol. Segundo registros históricos obtidos na prefeitura, Capitão Neves, depois de percorrer grande parte do noroeste paulista, adquiriu, na década de 1920, uma gleba da Fazenda Vilela, ali se estabelecendo.
Em 1922, mais precisamente, a 22 de março, Waldemar Espíndola, José da Costa Espíndola e Gerônimo Francisco ergueram um cruzeiro onde atualmente encontra-se a praça defronte à Igreja Matriz, marcando a fundação do povoado de Neves, que, já em 1927, seria elevado a distrito de Monte Aprazível.
Em 1944, pelo Decreto-Lei 14.334, de 30 de novembro, que estabeleceu o quadro territorial do Estado de São Paulo, o município era criado com o nome de Iboti, que significa pé de flor, do tupi yboty(ra).
Em 1948, quando o quadro foi revisto, o lugarejo retomou a denominação original, acrescentando-se-lhe o Paulista, para o diferenciar dos povoados de Minas, Pernambuco e Bahia, e da vila Neves, no Estado do Rio de Janeiro, localidades todas mais antigas que o município paulista.
Fonte: A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squefe e Helder Perri Ferreira, 2003, pgs. 196-197.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.