Nova Xavantina - MT, parabéns pelos 81 anos
Etimologia: Nova – Origina-se do latim “novu”, e refere-se a novidade, vida nova, notícia, de pouco tempo, recente. Xavantina – Junção da palavra “xavánte” e do sufixo nominativo “ina”; o termo “xavánte” designa indivíduo da tribo dos xavántes, do grupo macro-jê e auto denominado “a’uwe”. A palavra “xavánte” designa – corredor – pois que um xavánte com seu conjunto harmonioso de músculos e agilidade inigualada alcança um veado na perseguição e o abate, a cacetadas, tem a origem do nome justamente neste particular.
Origem Histórica: Em 1943 ocorreu a penetração da Expedição Roncador-Xingu. Na verdade, a expedição comandada pelo cel. Flaviano de Matos Vanique, alardeada a Marcha para o Oeste, de Getúlio Vargas, mas escondia o projeto de trasladar a capital do Brasil, do Rio de Janeiro para um quadrilátero na bacia fluvial do Xingu, se assim fosse necessário. A Capital Federal, com o afundamento de navios brasileiros durante a II Grande Guerra, mostrava-se por demais exposta a um ataque inimigo. Sem muitas defesas eficientes.
No dia 14 de abril de 1944, o cel. Vanique lançou a pedra fundamental de Xavantina, na margem direita do Rio da Mortes. O nome homenageava o povo indígena xavánte. O próprio Presidente Getúlio Vargas visitou Xavantina com seleta comitiva, destacando-se o Ministério do Exército, o cuiabano gal. Eurico Gaspar Dultra, no dia 25 de maio de 1944.
A par desta investida, pretendeu a Fundação Brasil Central fazer assentamento agrário na região. No entanto, o projeto não evoluiu. Os colonos, insatisfeitos debandaram, tornando-se posseiros pelo leste e norte mato-grossense. Novo incremento só se verificou após 1950.
A Lei nº 2.059, de 14 de dezembro de 1963, criou o distrito com sede no sítio de Xavantina, mas com a denominação de Ministro João Alberto.
A Lei nº 3.759, de 29 de junho de 1976, criou o distrito de Nova Brasília, com sede na margem esquerda do Rio das Mortes, em frente ao distrito Ministro João Alberto, formando-se, na prática, uma só comunidade dividida pelo rio.
Quando a região progrediu e chegou o momento da criação do município, as duas sedes distritais lutaram pelo nome. Apaziguaram-se os ânimos com a escolha de nome conciliador. De Nova Brasília se tomou o termo Nova, e se lhe agregou o de Xavantina.
O município com o nome de Nova Xavantina foi criado a 3 de março de 1980, pela Lei Estadual nº 4.176.
Fonte: (livro) Cidades de Mato Grosso – Origem e significado de seus nomes. João Carlos Vicente Ferreira e Pe. José de Moura e Silva, ano 1998, pgs. 88-90.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.