Novo Cruzeiro - MG, parabéns pelos 81 anos
A origem do topônimo Novo Cruzeiro se prende à denominação que foi dada à moeda nacional em 1942, sendo resultado de uma proposta feita neste sentido pelo cidadão Olímpio Alves, e aceita unanimemente, numa reunião íntima que se realizou no local, para escolha do nome que seria dado ao novel município.
Os primitivos habitantes da região foram os latifundiários, Joaquim Esteves da Silva Pereira, cuja vasta propriedade, em 1880, se estendia até as afastadas terras pertencentes ao então município de Araçuaí. Não há vestígios de que os índios se tenham localizados no território do município que, entretanto, possui um distrito denominado Itaipé, nome indígena que se supõe ter sido adotado em virtude da grande quantidade de madeira e pedra existente no local.
Sabe-se que o povoado que deu origem à atual cidade de Novo Cruzeiro foi fundado em 1917, com a construção da capela de São Bento, por ordem de frei Serafim Gomes Jardim, surgindo, em torno dela, pouco depois, as primeiras moradias, todas de aspectos rústico e edificadas em terreno pertencente à igreja. A primeira missa se realizou em 1922.
Anteriormente já existia na região o povoado denominado Asvessas, fundado, em 1980, pelo desbravador Honorio de Souza. Em 1924, foi inaugurada, com grande júbilo, a estação de São Bento.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/novo-cruzeiro/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.