Operação registra 2,8 mil crimes eleitorais, 663 prisões e R$ 15,7 milhões apreendidos nas eleições
Brasília, 3/11/2022 – Um total de 2.842 crimes eleitorais, 663 prisões e R$ 15,7 milhões em valores apreendidos. Esse é o balanço do período de 15 de agosto, quando se iniciou a campanha eleitoral, a 31 de outubro, um dia depois do segundo turno do pleito. Os indicadores são da Operação Eleições 2022, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em apoio ao trabalho da Justiça Eleitoral nos 26 estados e no Distrito Federal.
Entre os crimes eleitorais que mais tiveram registros estão boca de urna (597), violação ou tentativa de violação de sigilo do voto (345), compra de voto/corrupção eleitoral (271) e desobediência a ordens da Justiça Eleitoral (208). Minas Gerais foi o estado que mais contabilizou crimes de boca de urna e violação ou tentativa de sigilo do voto, com 93 e 56 ocorrências, respectivamente. O crime de compra de voto/corrupção eleitoral teve mais ocorrências no Amapá, com 27 casos.
A ação conjunta das forças de Segurança Pública durante o primeiro e segundo turno das eleições foi acompanhada, em tempo real, do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília. E, nos estados, a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCEs).
Confira os indicadores por estado
Operação Eleições 2022
A operação contou com a participação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Polícia Federal (PF), Corpos de Bombeiros Militares, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretarias de Segurança Pública dos estados, polícias Civil e Militar, Ministério da Defesa, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Por: Governo Federal do Brasil
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.