Paragominas - PR, parabéns pelos 60 anos
Etimologia: Paragominas – termo híbrido, formado pelo nome do Estado do “PARÁ”, pela sigla do Estado de Goiás “GO”, e pela primeira parte do nome do Estado de Minas Gerais “MINAS”. 1o) O nome “Pará” é termo de origem geográfica, vem do tupi “pa’ra” e significa mar. É o nome que se dá ao braço direito do Rio Amazonas, engrossado com as águas do Rio Tocantins: Tão grande que parece um mar. 2o) A sigla “Go” designa o Estado brasileiro de “Goiás”, que, originalmente, é nome dos índios “guaiás” por corruptela para “goiás”, sendo termo que vem do tupi “gwa’ya” e significa indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça; Segundo Aires de Casal, o nome se origina da antiga nação “Goiá”. 3o) A primeira parte do nome de Minas Gerais, “Minas” é a forma simplificada e carinhosa que os mineiros e brasileiros se habituaram a chamar aquele Estado da Federação; É termo que vem do francês antigo “mine” e designa jazidas de minérios e metais, sendo referencia à opulência dos achados auríferos e diamantíferos na região ainda no período colonial.
Origem Histórica: O fundador da cidade de Paragominas foi Célio Resende de Miranda, mineiro de Patrocínio, com brilhante colaboração de Eliel Pereira Faustino e Manoel Alves de Lima, ambos goianos. Em 1958, os três fizeram a primeira viagem ao Pará, na região onde hoje está assentada a sede municipal de Paragominas, com vistas à fundação de uma cidade, às margens da Rodovia Belém-Brasileira.
O plano de colonização do lugar teve apoio do presidente Juscelino Kubitscheck, que recomendou o projeto de Célio Resende de Miranda ao governador Magalhães Barata, que procedeu à concessão das terras para o loteamento, de acordo com o projeto urbanístico feito pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa. O Projeto Paragominas, de Célio Miranda, atraiu muitos investidores à região. Não demorou muito e a localidade se tornou uma próspera povoação, que ansiava por emancipação.
O município de Paragominas foi criado em 04 de janeiro de 1965, pela Lei no. 3.235, sancionada pelo governador Jarbas Passarinho, e território desmembrado de São Domingos do Capim e parte do Distrito de Camiranga, do Município de Viseu. O primeiro prefeito municipal nomeado foi o sr. Amílcar Batista Tocatins.
O nome da cidade é homenagem a três Estados da Federação brasileira: Pará, Goiás e Mina Gerais.
Fonte: (livro) Cidades do Pará – Origem e significado de seus nomes. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2003, pgs. 100-101.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.