Parceria viabiliza troca de 129,1 mil lâmpadas em prédios estaduais
Uma parceria do Governo de SP, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), com a distribuidora viabilizou a instalação de mais de 129,1 mil lâmpadas de LED (de maior eficiência) em edificações públicas do Estado localizadas na região do Vale do Ribeira, litoral e interior. Entre 2020 e 2021, 89,1 mil unidades foram substituídas.
Para 2022, a previsão da distribuidora de energia elétrica é trocar mais 40 mil equipamentos em sua área de concessão. A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Elektro para prédios públicos paulistas, iniciado em 2020, e que é decorrente de um protocolo de intenções firmado entre a empresa e a Secretaria em novembro de 2019.
A implementação de lâmpadas mais modernas também reflete o propósito de fomentar o desenvolvimento sustentável na região do Ribeira, que integra o programa estadual Vale do Futuro.
Apenas em 2020 foram implementadas mais de 47,2 mil novas lâmpadas de LED em prédios localizados em 20 municípios. Já em 2021, foram 41,9 mil em 52 cidades. A maioria das trocas de 2020 (86%) e de 2021 (72,4%) foi realizada em escolas públicas.
A nova iluminação permite uma economia de energia de até 40% em relação às fluorescentes. Segundo dados da Elektro, por meio das substituições foi possível economizar mais de 1,5 gigawatts em 2020 e mais de 1,3 gigawatts em 2021.
Para este ano, a distribuidora deve retomar o programa de substituição de lâmpadas em hospitais, além de continuar com os trabalhos em escolas estaduais. Em função da pandemia da Covid-19, os trabalhos foram interrompidos ainda em 2020 nas unidades hospitalares, e no segundo semestre do ano passado nas instituições de ensino. Além disso, deve iniciar a atuação de uma unidade móvel educativa.
“O Estado trabalha para fomentar a implementação de ações em prol do meio ambiente. Por isso, viabiliza parcerias a fim de estimular a iniciativa privada a adotar práticas sustentáveis, incluindo as que buscam racionalizar o uso de energia nos prédios públicos”, destacou o secretário Marcos Penido.
“Nossas ações têm o objetivo de apoiar os órgãos públicos e a sociedade. Apesar da pandemia, conseguimos manter com segurança ações importantes, como a substituição de lâmpadas e equipamentos por modelos mais eficientes, que levam a uma economia significativa no consumo de energia”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Elektro, Ana Christina Mascarenhas.
Municípios beneficiados
Em 2020, foram beneficiados prédios do Estado localizados em: Artur Nogueira, Atibaia, Barra do Turvo, Bom Jesus dos Perdões, Capão Bonito, Conchal, Eldorado, Ilha Comprida, Iporanga, Itanhaém, Itariri, Juquiá, Leme, Limeira, Miracatu, Mogi Guaçu, Nazaré Paulista, Registro, Rio Claro e Sete Barras.
Já em 2021, foram: Aguaí, Andradina, Angatuba, Araras, Artur Nogueira, Arujá, Bananal, Barra do Chapéu, Buri, Cabreúva, Caieiras, Cajati, Campos do Jordão, Cananeia, Capão Bonito, Cerquilho, Dracena, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guapiara, Itaberá, Itaóca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Junqueirópolis, Limeira, Mirandópolis, Mogi Mirim, Mongaguá, Nhandeara, Nova Guataporanga, Pariquera Açu, Pedro de Toledo, Pereira Barreto, Piedade, Pilar do Sul, Queluz, Ribeira, Ribeirão Grande, Rio Claro, Rosana, Santa Fé do Sul, Santo Antonio de Posse, São João da Boa Vista, Tapiraí, Taquarivaí, Tatuí, Teodoro Sampaio, Tupi Paulista, Ubatuba e Votuporanga.
Por: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.