Pindamonhangaba - SP, parabéns pelos 320 anos
A colonização da região de Hepacaré, que se estendia de Taubaté a Lorena, terras dos índios puris e maramomis, deu-se no início do século XVII. Pindamonhangaba teve, assim, sua fundação oficial a 12 de agosto de 1672, com o início da Capela de São José. Era obra dos irmãos Antônio Bicudo Leme e Braz Esteves Lemes: a construção, localizada ao norte de Taubaté, fazia-se nas terras que os dois tinham adquirido havia pouco da Condessa de Vinheiro. 
No local, aliás, já havia um povoado, que, é claro, começou a se organizar melhor em torno da ermida e já sob o nome de São José de Pindamonhangaba. Conta-se, entretanto, que antes da chegada dos irmãos Leme, já existia uma outra capela, construída pelo padre João de Faria Filho, em 1643, e bem próxima da margem direita do rio Paraíba. 
Era a ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira que determinaria, em 1705, uma modificação no nome da vila a que, então, o arraial de São José de Pindamonhangaba seria elevado: ou seja, o lugarejo alterou seu nome de São José de Pindamonhangaba para vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba. 
A redução para Pindamonhangaba, simplesmente, ocorreu em 1849, no ato em que foi concedida à então vila foros de cidade. Em tupi, rigorosamente, Pindamonhangaba significa o lugar em que se fazem anzóis, onde os anzóis são feitos. 
Duas versões explicam o motivo do nome: a primeira garante que se tratava da existência, em grande quantidade e no trecho que atravessa a cidade, às margens do Paraíba, de um tipo de palmeira, talvez o macá, com o espinho da qual se fazia a pua da lança de pescar; a outra versão assevera que se tratava não de um palmeiral, mas de um taquaral, que servia de matéria-prima para a haste (não a pua) das lanças e flechas, usadas igualmente nas pescarias. De qualquer maneira, a palavra viria de pindá (anzol) –monhang (fazer) – aba (circunstância; lugar).
Pindamonhangaba emancipou-se em 10 de julho de 1705.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 220.


Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
- 
                
                    Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES 
- 
                
                    Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações 
- 
                
                    Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020 
- 
                
                    Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município 
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


