Pirapozinho - SP, parabéns pelos 76 anos
A cidade de Pirapozinho foi planejada pelo engenheiro Álvaro Gomes Pereira, que, para efeito de venda, dividiu alguns terrenos de Presidente Prudente, justamente por onde passam o ribeirão Laranjinha e o córrego Pirapozinho, da bacia Paranapanema. Na época, Gomes Pereira orçou os lotes ao preço de 30 mil-réis cada um, quantia considerada barata, e que, por isso, atrairia muitos colonos que, então, se dirigiam para Presidente Prudente, acelerando a formação do povoado de São João (que foi o primeiro nome do lugarejo), com o desenvolvimento do comércio e o estabelecimento de propriedades agrícolas.
Em 1936 o povoado era elevado à categoria de distrito de Paz de Presidente Prudente, com o nome de São João, o padroeiro da cidade. A mudança para Pirapozinho se deu em 24 de dezembro de 1948, com a criação do município desmembrado de Presidente Prudente e como forma de evitar confusão com outras localidades, já que existiam muitos topônimos compostos desta maneira.
Pirapozinho é o nome do trecho do rio Pirapó, anterior à barra formada pelos ribeirões Cateto e Pirapó, e significa, com o respectivo diminutivo em português, o pulo dos peixes, em referência aos cardumes que se vêem saltando do rio Pirapó, na época da piracema, que se dá quando os peixes sobem o rio, para desovar.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 225.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.