Pitangueiras - PR, parabéns pelos 32 anos
Etimologia: Pitangueiras – Palavra híbrida formada pelo termo “pitanga” e pelo sufixo nominativo plural “eiras”. O termo ‘’pitanga’’ vem do tupi “pitanga”, “pï’tana”, designando o fruto da pitangueira, que se qualifica pela sua cor avermelhada, que tem a pele vermelha, corada. Cientificamente é classificada como mirteceas da flora brasileira. O sufixo “eiras” vem do latim “ariu”, significando coleção, quantidade, relação, posse.
Origem Histórica: Primeiramente surgiu o patrimônio denominado Santo Antônio, em 1942, quando Antônio Rodrigues Paes doou um alqueire de terras de sua fazenda para a implantação do povoado. Dentre os pioneiros da localidade, destacavam-se José Torres, que tinha um bar, José Simão, João Izabel, Antônio Carraro e Torelo Violato, todos cerealistas, e mais o sr. Olegário Guimarães, comerciante e Pedro José de Freitas, farmacêutico.
A igreja matriz de Santo Antônio foi inaugurada em 19 de dezembro de 1943, e a primeira missa foi rezada pelo pe. Bernardo Merckel. Em 1953 chegou a família Mateus. Em 1954 o patrimônio de Santo Antônio foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, passando a denominar-se Pitangueiras, em referência ao Rio Pitangueiras. Antigos moradores afirmam que o nome do lugar foi graças à enorme quantidade de pitangueiras - a árvore da pitanga, que abundava na região.
Pela Lei Estadual n.º 19, de 13 de junho de 1960 foi criado o Distrito Judiciário. Ao ser instalado o Cartório Distrital, foi designado cartorário o sr. Durval Ribeiro e nomeado Juiz de Paz o dr. José Benedito Matheus. Em 28 de setembro de 1990, pela Lei n.º 9.389, foi criado o município de Pitangueiras, desmembrado de Rolândia e instalado a 1º de janeiro de 1993.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 226-227.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.