Porto Amazonas - PR, parabéns pelos 78 anos
Etimologia: Porto – Origina-se do latim “portus”, designa ponto de um rio que oferece às embarcações condições de abrigo, fundeamento e contato com a terra. Amazonas – Substantivo feminino plural. O termo vem de “amazona”, que se origina do latim “amazon -onis”, derivado do grego “amazon”, designando mulher corajosa, aguerrida, mulher que monta a cavalo. A denominação Amazonas é homenagem ao Rio e ao Estado do Brasil. O rio teve este nome porque, segundo narrativa de Carbajal, incluída na obra de Oviedo, o capitão espanhol Francisco de Orellana, quando, em 1541, desceu o rio em toda a sua extensão, encontrou junto à foz do Rio Nhamundá uma tribo de índias guerreiras com a qual travou luta. Lembrando-se das amazonas do Termodonte, Orelhana pôs ao grande rio o nome delas. O historiador Lokotsch, sem especificar qual tronco lingüístico, entende que o nome vem de uma língua indígena, amassunu, que significa, ruído de águas, águas que retumbam.
Origem Histórica: Nestas imediações florescia desde o ano de 1876, a Kittolândia, ou Colônia Kitto, de iniciativa do inglês Charles Willian Kitto. Esta colônia foi estabelecida com 16 ingleses, dedicando-se à conservação de carne bovina, cujo destino era a Inglaterra.
A localização estratégica deste porto, onde era grande a movimentação de embarcações, atraiu mais gente à região. Parte das terras onde se desenvolveu o primeiro núcleo de povoação, hoje cidade de Porto Amazonas, pertencia ao alemão Conrado Buher, antigo comerciante desta localidade. Com a chegada da linha férrea, Porto Amazonas cresceu admiravelmente.
Em 12 de março de 1915, pela Lei Estadual n.º 1.483, foi o Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Palmeira. Através da Lei Estadual n.º 02, de 10 de outubro de 1947, foi criado o município de Porto Amazonas. A instalação oficial deu-se no dia 9 de novembro de 1947, sendo que o primeiro prefeito municipal foi o sr. José de Souza Valente.
O nome da cidade é homenagem ao coronel Amazonas de Araújo Marcondes, pioneiro da navegação fluvial comercial no Rio Iguaçu e grande nome da historiografia paranaense.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 230-231.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.