Projeto que estimula uso de energias renováveis em SP é destaque em relatório internacional
O projeto Road Show Huawei Solar, que circula desde 2021 pelo estado de São Paulo oferecendo capacitação gratuita em instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica à população, foi um dos destaques do relatório do Future Fund, fundo internacional que visa contribuir para minimizar os impactos das mudanças climáticas no mundo, divulgado recentemente.
A iniciativa de apoio ao uso de energias renováveis foi selecionada pelo The Climate Group em 2020 para receber aporte de US$ 10 mil para contribuir com a realização do projeto.
No material, a entidade atenta para a passagem da ação – que recebe apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA) e é realizada pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) – por 13 municípios do Vale do Ribeira no primeiro semestre do ano passado.
A região integra o programa estadual Vale do Futuro, de fomento ao desenvolvimento sustentável e que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). Na época, 260 pessoas foram capacitadas e receberam, ao final, um certificado de conclusão do curso.
“O Governo do Estado de São Paulo reconhece e agradece os governos financiadores do Future Fund por acreditarem neste importante projeto, que proporcionou conhecimento e capacitação à população de uma das regiões mais vulneráveis do Estado de São Paulo e contribuiu para o aumento das oportunidades de emprego e geração de renda no setor de energia renovável”, disse o Governador João Doria.
Ainda no decorrer do documento, o fundo internacional destaca que o projeto não apenas contribuiu para os planos de recuperação econômica pós-pandemia de Covid-19 e a geração de empregos verdes, mas também se alinhou às metas estabelecidas na Política Estadual de Mudanças Climáticas do Estado (PEMC) visando cumprir o Acordo de Paris e as campanhas Race to Zero e Race to Resilience, ambas da Organização das Nações Unidas (ONU) e das quais o Governo do Estado aderiu em 2021.
“As informações neste documento refletem o compromisso do Estado de São Paulo com o desenvolvimento sustentável. Por meio desse nosso trabalho buscamos não apenas renovar a matriz energética, que já é 62% renovável, mas estimular a população paulista quanto à importância da adoção de ações ambientalmente mais responsáveis e que podem refletir positivamente também na própria economia”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
Atividades em SP
Até meados de fevereiro deste ano, a ação já percorreu 21 municípios paulistas, contabilizando mais de 729 pessoas capacitadas.
O projeto da ABGD, que já beneficiou outros estados, conta com o patrocínio da empresa de tecnologia Huawei, da Risen Solar Technology, Charles Stewart Mott Foundation e da Solfácil.
Acesse aqui o relatório completo do Future Fund.
Por: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estaso de São Paulo
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.