Receita e Polícia Federal combatem lavagem de dinheiro no mercado de criptoativos
A Receita Federal, em ação integrada com a Polícia Federal, deflagrou nesta quinta-feira (22/9) a Operação Colossus com o objetivo de combater organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro que utilizava um intrincado sistema de remessas de recursos ilícitos ao exterior através da compra e venda de criptoativos.
Estima-se que, inicialmente, mais de R$ 2 bilhões teriam sido movimentados em operações de câmbio suspeitas. Os recursos ingressaram e circularam pelo sistema financeiro oficial, mediante empresas de fachada, sem capacidade econômico-financeira, e transitaram por contas de passagem até a sua conversão em criptoativos que poderiam ser utilizados no exterior.
Desvio de fundos, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional foram supostos crimes identificados, com recursos que foram movimentados por meio desse esquema.
Foram expedidos mandados de busca e apreensão pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, que estão sendo cumpridos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. Participam da operação 28 servidores da Receita Federal e aproximadamente 130 policiais federais.
Por: Governo Federal do Brasil
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.