Sarapuí - SP, parabéns pelos 153 anos
A origem de Sarapuí está no que, durante as três primeiras décadas de 1700, era apenas uma pequena fazenda, então assumida por tropeiros do roteiro São Paulo-Itapetininga-Rio Grande do Sul, que, sucessivamente, acabariam por se instalar num rancho, onde comumente pousavam, às margens do ribeirão Camapuã, afluente do rio Sarapuí.
Sabe-se que, depois de um certo tempo, os moradores da localidade construiriam uma capela consagrada a Nossa Senhora das Dores, quando então o lugarejo passou a ser conhecido por Nossa Senhora das Dores da Fazendinha, que era como se conhecia a tal propriedade e que passou a freguesia de Itapetininga, em 1844, como Sarapuí simplesmente.
Passados alguns anos, o povoado já tinha crescido a ponto de se tornar vila (em 1872), com o assentamento de colonos e tropeiros que se radicariam no local, sendo que, em 1934, acabaria como distrito de Itapetininga, tendo, assim, sua área devidamente delimitada. E, como a leste seu limite continuou sendo o rio Sarapuí, muito conhecido por todos que transitavam, dentre outros, por Sorocaba, Itapetininga e Araçoiaba, achou-se por bem preservar o nome do rio e da vila para o novo distrito.
O nome Sarapuí é antigo, parece provir de tempos até mesmo anteriores aos bandeirantes, quando a região era dominada pelos carijós, antigos habitantes do lugar. Vem daí que Sarapuí, na língua carijó, seria rio dos sarapós, sendo sarapó o nome genérico dado às enguias de água doce ou salgada. No caso, trata-se, evidentemente, da enguia de água doce, também conhecida por carapó, tira-faca, ituí-terçado, ituipinina, sarapó-tuvira e peixe-espada; possui coloração pardacenta, com faixas horizontais e escuras ao longo do corpo, e é usado como isca de pesca. O topônimo é formado pelas palavras tupis sarapó (sarapó) e ‘y (rio, águas).
Sarapuí emancipou-se em 07 de outubro de 1937.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 273.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.