SIMA participa de webinar sobre Economia Circular
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, participou na manhã desta terça-feira, 3, do encontro online, promovido pela GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, “GS1 Talks Sustentabilidade. Economia Circular 4.0: como a tecnologia está impulsionando a circularidade dos negócios”.
A Economia Circular é um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais. Esse tema tem ganhado destaque no mercado, com estratégias cada vez mais apoiadas na inteligência da natureza, que se alinham e entendem que os resíduos sólidos são insumos para a produção de novos produtos.
O Secretario de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, abriu o evento falando um pouco sobre a atuação do Governo: “Hoje a Política Nacional de Resíduos Sólidos completa 11 anos de sua vigência, temos orgulhos de poder dizer neste evento que o Estado de São Paulo de forma pioneira colocou a economia circular no Plano Estadual de Resíduos Sólidos, na sua mais recente atualização, em 2020, e por meio dela está sendo possível realizar o trabalho de conscientização e aculturamento a gestão adequada dos resíduos”.
“Em São Paulo o tema resíduos sólidos é gerido com senso de urgência, já temos 17 protocolos de intenção assinados junto aos consórcios municipais, e de forma conjunta, buscando essa integração será possível cada vez mais trazer os processos de economia circular, de logística reversa, para o nosso dia a dia, para nossa realidade. Esses são os pilares do nosso trabalho, as ações em prol do meio ambiente e dos estímulos a gestão adequada dos nossos recursos. Não estamos falando de lixo, estamos falando de resíduos e resíduo é um grande gerador de desenvolvimento”, ressaltou Penido.
Abordando o tema Políticas Públicas de Resíduos Sólidos na perspectiva da Economia Circular e integrando o Painel Logística Reversa, o Coordenador Executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo, José Valverde, frisou a importância das políticas de gestão dos resíduos. “As Políticas Nacional e Paulista de Resíduos Sólidos são exemplos legislações que possuem os mecanismos para transformar esse grande problema, dentro de uma economia circular. Nós temos um marco legal que reúne os princípios para a responsabilidade compartilhada pelo ciclo do produto, a gestão integrada e o reconhecimento do resíduo sólido como um bem de valor econômico promotor de desenvolvimento de trabalho e renda”.
“Promover a Economia Circular é um dever de todos nós, ou seja, organizações sem fins lucrativos, empresas, poder público e sociedade, engajados em proteger e melhorar a vida de todos. Por isso esse debate é tão significativo, desta forma, ampliamos o conhecimento de todas as partes interessadas envolvidas para que adotem e promovam a circularidade na nossa economia”, finalizou a CEO da GS1 Brasil, Virginia Vaamonde.
Cerca de 200 pessoas acompanharam o evento, que também apresentou diversos assuntos que foram abordados por líderes de empresas de todos os setores voltados para a economia colaborativa e que reforçaram o propósito de sustentabilidade, que gerem negócios mais conscientes e responsáveis para o bem do nosso meio ambiente e população.
Por: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.