TJSC e TRT-12 assinam convênio para compartilhar os Pontos de Inclusão Digital
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12) assinaram nesta quarta-feira (22/5) um convênio para o compartilhamento dos Pontos de Inclusão Digital (PID). O documento foi assinado pelo chefe do Poder Judiciário catarinense, desembargador Francisco Oliveira Neto, e pelo presidente do TRT-12, desembargador Amarildo Carlos de Lima. Atualmente, o TJSC já implantou 25 PIDs em Casas da Cidadania e em Fóruns por todo o Estado. A previsão é que, até o final de julho, o Judiciário catarinense tenha 41 PIDs à disposição da sociedade.
Os PIDs integram o programa Justiça Mais Perto, do TJSC, para maximizar o acesso à Justiça dos denominados excluídos digitais. “Essa é uma importante ação, porque não adianta digitalizar os processos e parte da população não ter acesso. Com os Pontos de Inclusão Digital, as pessoas sem acesso à internet ou sem equipamentos eletrônicos poderão realizar os atos processuais por meio de videoconferência”, anotou o presidente do TJSC.
Com os espaços instalados em Fóruns e Casas da Cidadania, os jurisdicionados poderão prestar depoimentos e cumprir outros atos, além da possibilidade de atendimento por meio do Balcão Virtual. Agora, após a assinatura do convênio, as pessoas com ações trabalhistas no TRT-12 poderão utilizar os PIDs. Isso deve aproximar o jurisdicionado da Justiça do trabalho.
“O PID visa justamente a integração de pessoas que normalmente não têm esse acesso aos processos. Essa iniciativa vai aproximar o nosso jurisdicionado aos seus interesses dentro de cada processo. Ou seja, muitas pessoas que não teriam condições ou teriam dificuldades de acesso vão ter essa possibilidade melhorada. Então é com isso que nós contamos, e agradecemos a parceria, a cooperação do TJSC, e vamos trabalhar para que possamos estar cada vez mais perto do interesse do nosso jurisdicionado e da população catarinense”, afirmou o presidente do TRT-12.
Segundo o convênio, o TJSC será responsável por providenciar espaço físico, estrutura tecnológica e funcionários para manutenção e atendimento nos PIDs. Já o TRT-12 será responsável por providenciar acesso aos sistemas de automação judiciária necessários ao funcionamento do PID e treinamento dos funcionários para utilização da ferramenta.
O encontro contou ainda com a presença do coordenador de Magistrados, juiz Rafael Fleck Arnt; e do juiz auxiliar da Presidência em exercício Rafael de Araújo Rios Schmitt. Pelo TRT-12, também estiveram presentes o juiz auxiliar da Presidência Paulo Jacon e o juiz de cooperação judiciária, Roberto Nakajo.
PIDs já instalados
Casa da Cidadania de Botuverá (Brusque)
Casa da Cidadania de Canelinha (Tijucas)
Casa da Cidadania de Nova Trento (São João Batista)
Casa da Cidadania de Palma Sola (Anchieta)
Fórum de Anchieta
Fórum de Araquari
Fórum de Ascurra
Fórum de Barra Velha
Fórum de Campo Belo do Sul
Fórum de Capivari de Baixo
Fórum de Coronel Freitas
Fórum de Correia Pinto
Fórum de Cunha Porã
Fórum de Descanso
Fórum de Garopaba
Fórum de Garuva
Fórum de Ipumirim
Fórum de Itá
Fórum de Itapoá
Fórum de Lebon Régis
Fórum de Mondaí
Fórum de Porto Belo
Fórum de Penha
Fórum de Presidente Getúlio
Fórum de Rio do Campo.
Por: Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.