TRT18 - 09 de Abril
TRT-GO alerta partes em ações trabalhistas sobre golpe do falso advogado
Um advogado trabalhista relatou recentemente à Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) que clientes dele com ações na Justiça do Trabalho goiana foram abordados por pessoas tentando aplicar o golpe do falso advogado. Nesse tipo de contato, os golpistas se passam por advogados, clonando números de WhatsApp ou usando perfis falsos, por exemplo, para enganar as vítimas e solicitar pagamentos indevidos ou informações sensíveis.
Diante desse relato, a Secretaria-Geral Judiciária (SGJ) do TRT-GO recomenda às partes em ações trabalhistas que fiquem alertas sobre e-mails ou boletos bancários recebidos em nome do Tribunal ou utilizando o logotipo da Justiça do Trabalho em Goiás. O procedimento correto é verificar, sempre que possível, a procedência do documento na Vara do Trabalho onde o processo tramita. A SGJ também orienta o cidadão a ficar atento aos endereços de e-mail corretos do Tribunal, disponíveis para consulta na aba Contato do site do TRT-GO.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão de Segurança Pública e Política Criminal (CSP), lançou uma cartilha para orientar a advocacia e a sociedade sobre o golpe do falso advogado. A iniciativa busca prevenir fraudes e fortalecer as investigações contra esse tipo de crime, que tem se tornado recorrente em Goiás e em outras regiões do país.
Acesse a cartilha na íntegra (clique aqui).
Leia também:
Golpe do falso advogado: CSP da OAB-GO lança cartilha de orientação e disponibiliza canal de denúncias para intensificar investigações
E-mail falso: TRT-GO alerta sobre tentativa de golpe usando o nome do tribunal
WF/JA
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br
Por: Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região