União da Vitória - PR, parabéns pelos 135 anos
Etimologia: União – Origina-se do latim “unione”, designando ato de unir-se, junção, adesão. da – Contração da preposição “de” (posse), com o artigo feminino “a”. Vitória – Vem do latim “Victória”, com referência ao ato de vencer. A deusa grega da vitória, “Niké”, era venerada em Roma sob o nome de “Vitorina”.
Origem Histórica: Em 1769 o capitão Peixoto fundou o Entreposto de Nossa Senhora da Vitória às margens do Rio Iguaçu, núcleo que originou o atual município. O ano de 1880 marcou a chegada do coronel Amazonas de Araújo Marcondes, o homem que lançou os alicerces da civilização e tradição união-vitoriense.
Em 1881 chegou a primeira leva de imigrantes alemães, vindos de Rio Negro e do Vale do Itajaí. Estas famílias dedicavam-se especialmente à agricultura. Pelo Decreto n.º 54, de 27 de março de 1890, a freguesia foi elevada à categoria de vila, e pelo Decreto n.º 55, do mesmo dia, mês e ano, foi criado o município de Porto União da Vitória, com território desmembrado de Palmas.
Em 1905 foi inaugurada a estação ferroviária. Junto com os trilhos vieram problemas, por conta da região do Contestado. Em função do Tratado de Limites entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, em 07 de setembro de 1917, a cidade de Porto União da Vitória dividiu-se em duas. União da Vitória em território paranaense, Porto União no catarinense, e no meio o Rio Iguaçu.
O nome da cidade é em referência à primeira denominação do lugar, Entreposto de Nossa Senhora da Vitória, fundado pelo capitão Antônio da Silveira Peixoto. Mais tarde foi denominado Porto União da Vitória e, em 07 de setembro de 1917, foi dividida em duas cidades: Porto União do lado catarinense e União da Vitória, no paranaense. A denominação designa um pacto de triunfo.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 315-316.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.