Em live, EGP orienta controladores internos municipais sobre aferição do ITP
A Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) promoveu, na tarde desta quinta-feira (14 de julho), uma live para orientar os controladores internos municipais do Paraná a respeito da aferição do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP). A gravação da palestra, que foi transmitida pelo canal da EGP no YouTube, pode ser assistida na íntegra aqui.
O evento teve como palestrantes três auditores de controle externo da Corte: Vivianéli Araujo Prestes, coordenadora-geral de Fiscalização; Luiz Henrique Xavier, titular da Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS); e Fábio André Rosenfeld, gerente de Transparência e Parcerias da CACS. A mediação ficou por conta do auditor Rubens Marcelo Sciena, da EGP.
Na ocasião, foi contada a história do ITP, indicador desenvolvido pelo próprio corpo técnico do TCE-PR ainda em 2018, o qual começou a ser utilizado a partir do ano seguinte para avaliar a conformidade e a qualidade dos portais da transparência das 399 prefeituras paranaenses, com base em cinco dimensões: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade.
Foi explicada ainda a metodologia do levantamento, que, neste ano, também envolverá, pela primeira vez, os portais da transparência das 399 câmaras de vereadores do Estado. Finalmente, os palestrantes tiraram dúvidas e forneceram orientações gerais aos cerca de 500 espectadores da live a respeito de como proceder para preencher os formulários eletrônicos disponibilizados pelo TCE-PR como parte do levantamento.
Escola de Gestão Pública
O portal da EGP oferece um acervo de aproximadamente 150 cursos e palestras online e gratuitos, continuamente renovados ou revisados. Os temas abrangem as principais áreas da administração pública, como Direito, Contabilidade, atos de pessoal, transferência voluntária de recursos e controle social, além de licitações e contratos. Em 2021, as capacitações realizadas pelo TCE-PR receberam quase 177 mil inscrições.
Por: Tribunal de Contas do Paraná
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.