Agentes de Integração Local serão essenciais para o programa TCE de Olho no Futuro
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) está desenvolvendo um projeto estratégico que visa promover uma maior atenção à primeira infância em todo o estado. A ação faz parte do programa “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”, que tem como missão garantir uma base sólida de desenvolvimento para as crianças tocantinenses desde os primeiros anos de vida.
Para garantir a efetividade do projeto em cada região, o TCETO convida os gestores municipais a indicarem um Agente de Integração Local, um servidor ou servidora que atuará como elo direto entre o município e o Tribunal de Contas.
O Agente de Integração Local será peça-chave para o desenvolvimento do projeto em seu território. Ele será responsável por acompanhar todas as etapas da iniciativa, articular com as secretarias e lideranças locais, e organizar mobilizações em torno das ações propostas.
Entre as funções do agente estão:
- Apoiar a divulgação do projeto no município;
- Organizar e fomentar a participação em webinários e capacitações;
- Mobilizar gestores, secretários e profissionais da rede pública;
- Coordenar o envio de documentações e relatórios;
- Preparar e executar ações voltadas ao Dia D.
Conversamos com Luane Cabral, indicada como Agente de Integração Local do município de Barrolândia, que comentou sobre a importância desse compromisso: “Aqui, a gente sabe o quanto a Primeira Infância faz a diferença no futuro de nossas crianças, e por isso, estamos juntos nessa aliança com o TCE. Vamos fortalecer os cuidados com a infância, a mudança começa aqui com a gente, com cada passo, cada gesto e cada parceria”.
Os gestores municipais devem encaminhar a indicação do Agente de Integração Local para o e-mail presidencia@tceto.tc.br o quanto antes, para garantir o planejamento das ações.
Mobilização estadual pela primeira infância:
Seis municípios atuarão como polos do projeto: Miracema, Guaraí, Dianópolis, Gurupi, Araguatins e Araguaína. Eles serão a porta de entrada para as ações de capacitação, que incluem oficinas e palestras ao longo de todo o segundo semestre deste ano.
O objetivo é despertar a consciência coletiva sobre a importância do cuidado e do investimento nos primeiros anos de vida, fase essencial para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças.
Confira aqui tudo sobre o programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância.
Por: Tribunal de Contas do Estado do Tocantins
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.