Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprova 4 novos projetos de lei
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou 4 projetos de leis de autoria parlamentar. As leis aprovadas tratam de assuntos diversos, que vão desde a área da indústria, meio ambiente, até comunicação. A decisão foi tomada pelos deputados da Casa em Sessão Extraordinária realizada na última quarta-feira (29).
O projeto de lei n 672/2017, de autoria do deputado Carlos Cezar (PL), está entre os avalizados e engloba a indústria alimentícia, mais especificamente a indústria do café. Ele obriga as fabricantes de café em cápsulas, mercados e hipermercados a estabelecer um sistema que dê a destinação correta para as embalagens, ou qualquer outro elemento envolvendo o corpo do produto.
Os responsáveis por comercializar os produtos ainda devem disponibilizar pontos de coleta para as cápsulas de café expresso que forem utilizadas. Os produtores também têm o dever de coletar os descartes no ambiente específico dos estabelecimentos e dar a destinação ambiental adequada.
Focado na comunicação de todo o território paulista, com o objetivo de fortalecer a comunicação comunitária, o Projeto de Lei 230/2018 institui o Programa de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária para o Estado de São Paulo. Além disso, o programa foca em apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos realizados pela radiodifusão comunitária.
O atendimento e o avanço da informação para toda a população local, promoção interatividade dos membros da comunidade atendida e promoção da capacitação da radiodifusão comunitária apoiadas na liberdade de expressão e o direito do acesso a informações são alguns dos princípios básicos do projeto, que tem como seu autor o deputado José Américo (PT).
O deputado, e presidente da Assembleia, Carlão Pignatari (PSDB) também teve um projeto aprovado. Em uma coautoria com Gil Diniz (PL), o Projeto de Lei 641/2018 proíbe a captura, o embarque, transporte, comercialização e também o processamento do peixe da espécie Tucunaré Azul (Cichla piquiti) e o Tucunaré Amarelo (Cichla kelberi).
Agora as duas espécies de peixes estão protegidas por lei, com exceção da modalidade de pesca esportiva, a prática que retira ele da água, mas logo em sequência devolve o animal para seu habitat natural e também para o consumo humano realizado no local da captura do Tucunaré, ou seja, no barco, acampamento, rancho e qualquer outro lugar de hospedagem do pescador.
O descumprimento da lei acarreta em multa e também apreensão do produto da pesca.
Outra propositura votada e aprovada pelos parlamentares da Alesp é o Projeto de Lei 439/2019, que declara o município de Santa Rita do Passa Quatro como "Cidade Poema", no Estado de São Paulo. O deputado Roque Barbiere (Avante) é autor da proposta.
A cidade é o berço natal do compositor e músico Zequinha de Abreu, dono do sucesso dos anos 40 "Tico Tico no Fubá". Anualmente a cidade realiza o Festival Zequinha de Abreu, que representa tamanha importância que o poeta exerce na história da região.
Por: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.