Até maio, polícias prenderam mais de 340 pessoas por tráfico de drogas em Manaus
As ações integradas das forças de Segurança Pública do Amazonas resultaram na prisão de 348 infratores envolvidos com o tráfico de drogas, em Manaus. Os dados parciais são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e se referem aos meses de janeiro a maio deste ano. No ano, o estado acumula recorde na apreensão de drogas, com mais de 17 toneladas capturadas com os grupos criminosos.
O combate ao tráfico é uma das prioridades do sistema de Segurança. De acordo com o secretário da pasta, coronel Louismar Bonates, o estado vem reforçando as ações policiais e fazendo investimentos que dotam as polícias de estrutura inédita para combate ao crime. É o caso da Base Fluvial Arpão, da frota de lanchas blindadas e do lançamento do programa Rocam Motos, em Manaus.
“Ano passado, já tivemos um recorde absoluto de apreensão de drogas, com 19 toneladas apreendidas pelas forças policiais, atacando o crime em sua parte financeira. Este ano, os resultados são ainda melhores. Até maio, já apreendemos 17 toneladas. Não tem trégua para o combate às drogas e esse é um compromisso de todos do sistema de segurança”, disse Bonates.
Além dos impactos para a criminalidade, o secretário de Segurança do Amazonas pontuou também os malefícios sociais do uso de entorpecentes. “A droga está por trás da maioria quase absoluta de ocorrências policiais. Além disso, tem o prejuízo do ponto de vista social, desvirtuando jovens e destruindo inúmeras famílias”, destacou.
O artigo 33 da Lei 11.343/2006 prevê pena de cinco a 15 anos de prisão e pagamento de multa para quem for condenado por tráfico de drogas. A legislação brasileira também prevê prisão de três a dez anos e multa para quem for flagrado praticando o crime de associação ao tráfico.
Denúncias – O secretário de Segurança Pública do Amazonas afirma que a população deve ser aliada no combate ao tráfico de drogas, denunciando de forma sigilosa locais em que o entorpecente é vendido.
“A informação que muitas vezes você acha que não é importante pode ser decisiva para a polícia desarticular um ponto de tráfico de drogas, que coloca toda a comunidade em risco e, inclusive, expõe seus filhos a essa violência”, disse Bonates.
Para denúncias, a população pode ligar para o 181, o disque-denúncia da SSP. O serviço funciona 24 horas por dia, em todo o estado. É possível também fazer denúncias pelo site da Secretaria de Segurança, no www.ssp.am.gov.br.
Para maior celeridade na apuração das denúncias, Bonates determinou a criação da ação “Pronta Resposta”, que investiga os locais relatados como pontos da criminalidade todos os dias.
Para acionamentos emergenciais da polícia, a população deve ligar para o 190.
Por: Governo do Amazonas
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.