TCE-SP - 24 de Abril
Brigada de Saúde Mental do TCESP é tema de palestra em Americana
24/04/2025 – AMERICANA (SP) – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS), participou, na sexta-feira (4/4), às 10h00, de evento voltado para o cuidado com a saúde mental dos servidores, realizado nas dependências do Centro de Detenção Provisória (CDP) ‘AEVP Renato Gonçalves Rodrigues’, em Americana (SP).
Com a presença de 22 ocupantes de cargos de liderança do estabelecimento penal, o encontro promovido pelo CDP surgiu a partir dos desafios enfrentados diariamente por quem trabalha no sistema prisional, com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais seguro, estável e humanizado, com atenção ao bem-estar das equipes.
Participaram dos debates, por parte da Corte de Contas paulista, a Diretora da DASAS e idealizadora do projeto Brigada de Saúde Mental implantado pelo TCESP, Fernanda Borges Keid, e a Assistente Social da DASAS, Ligia Stungis.
Ambas compartilharam suas experiências e boas práticas aplicadas no Tribunal de Contas, com o foco na escuta ativa, no acolhimento e na identificação precoce de sinais de esgotamento emocional entre os servidores públicos.
"Divulgar o Projeto da Brigada em Saúde Mental para outros órgãos públicos vai muito além de uma realização pessoal, atinge a materialização do olhar de cuidado à saúde mental, tema tão importante nos dias atuais. É compreender o servidor como ser humano que precisa ser olhado de forma integral", ressaltou Fernanda Keid. “Esse é um projeto sobre a qualidade das relações interpessoais no ambiente de trabalho, sobre o poder do acolhimento e da escuta. Espero que essa voz do TCESP possa reverberar para muitos órgãos, como aconteceu no Centro de Detenção Provisória de Americana", completou a Diretora da DASAS.
Os debates promovidos no encontro serviram com forte engajamento para despertar o interesse na ideia em criar ação semelhante no CDP de Americana, com a implantação da 1ª Brigada de Saúde Mental na Unidade, projeto que passará por análise da direção do setor.
. Brigada
Instituída em dezembro pela Resolução nº 18/2024 do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a Brigada em Saúde Mental tem como objetivo atuar, direta ou indiretamente, no aprimoramento do cuidado com a saúde mental de membros, servidores, estagiários e prestadores de serviços da Corte.
A atuação serve como referência de suporte emocional e conta com a participação de Brigadistas - servidores capacitados que atuarão como socorristas voluntários, especialmente treinados para oferecer suporte imediato em situações de crise -, com vistas no fortalecimento da cultura organizacional de paz, segurança psicológica e da promoção do bem-estar.
Por: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo