Confederação articula para ampliar prazo de elaboração do plano municipal de mobilidade

CNM

15 de Dezembro

23

Compartilhar notícia

Alterar tamanho da fonte

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 7.898/2014, que altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012). O objetivo da matéria é estender por mais três anos o prazo para que Municípios elaborem seus planos de mobilidade urbana, compatíveis e integrados aos respectivos planos diretores. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) articula para que a matéria seja aprovada tendo em vista a atual crise enfrentada pelos entes municipais.

De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana os Municípios deveriam elaborar seus planos locais de mobilidade até o mês de abril de 2015. Porém, como apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 10% dos 1.720 Municípios que se enquadram na exigência possuem plano de mobilidade. Os demais, em sua maioria Municípios de pequeno porte, ainda não implementaram a medida por ausência de equipe técnica e de recursos financeiros.

Um dos principais entraves com relação a isso é que as verbas federais para investimento em mobilidade são aplicadas nos Municípios de grande porte. O que torna inviável financeiramente a implantação do plano.

A respeito disso, o PL 7.898/2014 aborda as atribuições da União e dos estados. O texto prevê apoio técnico e financeiro aos Municípios, além da política tributária específica e de incentivos de implantação da Lei, a ser proposta pelos Estados. A determinação as fontes de financiamento para o transporte urbano também consta na matéria.

Desafios
Com uma série de medidas a serem implementadas e um prazo curso, a Lei de Mobilidade Urbana impõe grande desafio para os entes federados. E a implantação de planos locais até o ano de 2015 é o maior deles. Por isso a CNM, por meio da área técnica de Trânsito e Mobilidade, vem acompanhando as discussões a respeito.

O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Por: CNM

Conteúdos relacionados

CNM

15 de Dezembro

Confederação articula para ampliar prazo de elaboração do plano municipal de mobilidade

Confederação articula para ampliar prazo de elaboração do plano municipal de mobilidade - Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) ...

CNM

10 de Novembro

CNM orienta gestores sobre a elaboração do Plano Municipal de Educação

CNM orienta gestores sobre a elaboração do Plano Municipal de Educação - Com o fim das eleições, tem se intensificado o debate e o processo de elaboração ...

CNM

07 de Novembro

Prefeito não pode formalizar ADPF, reafirma o Supremo

Prefeito não pode formalizar ADPF, reafirma o Supremo - Chefe do Poder Executivo municipal não tem legitimidade para propor Arguição de Descumprimento de ...

Exclusivo para assinantes

Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:

Assine o jornal Grifon

Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.