Desenvolvimento sustentável é perfeitamente possível', afirma vice-presidente Geraldo Alckmin acompa
Evento 'COP30 Day – Baku to Belém' reuniu a comitiva brasileira na contagem regressiva para a edição da conferência em 2025, que ocorrerá em Belém, no Pará.
Liderando a comitiva do governo do Brasil na 29ª Conferência da ONU pelas Mudanças Climáticas (COP29), no Azerbaijão, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, defendeu a sustentabilidade no processo de desenvolvimento econômico nesta quarta-feira, 13. O discurso ocorreu no evento “COP30 Day – Baku to Belém”, que marca a contagem regressiva para a COP na Amazônia.
“Desenvolvimento sustentável é perfeitamente possível. O Brasil tem a maior floresta tropical, energia renovável mais limpa do mundo, tem compromisso com a descarbonização, e vamos trabalhar para a gente fazer essa boa sinergia: de um lado o desenvolvimento para 29 milhões de pessoas na região amazônica que precisam de emprego, de renda, de oportunidade, e do outro lado, sustentabilidade”, discursou o vice-presidente.
Governador Clécio Luís, em discurso na COP29Foto: Consórcio da Amazônia Legal/Divulgação
Em nome dos governadores da Amazônia, o chefe do Executivo do Amapá, Clécio Luís, pontuou a importância de levar os debates das lideranças mundiais para a Amazônia na COP30, em Belém, em novembro de 2025.
“Nosso debate inclui o combate às mudanças climáticas, a defesa do meio ambiente e da Amazônia, mas há um esforço honesto de conjugar preservação ambiental, manter a floresta em pé para sempre com desenvolvimento social e econômico. Isso é um grande desafio, talvez aí esteja a grande chave para manter a floresta viva”, comentou Clécio Luís.
A programação desta quarta-feira, realizada pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL) no HUB Amazônia, propõe discussões sobre desafios climáticos, o futuro da indústria e financiamento sustentável na região.
O COP30 Day conta ainda com lançamento da Câmara Setorial de Povos Indígenas do Consórcio Amazônia Legal e a assinatura de novas parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Encontro no HUB Amazônia marca contagem regressiva para a COP na AmazôniaFoto: Consórcio da Amazônia Legal/Divulgação
COP29
A delegação do Amapá fica ao longo desta semana na COP, mas a programação segue até 22 de novembro, no Azerbaijão. O grupo é liderado pelo Governo do Estado e composto por vários entes como o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8).
A COP é uma reunião anual entre os países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Nele, chefes de estados e outras autoridades governamentais debatem soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta.
Por: Agência Amapa
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.