EJESC apresenta nova ação “Cidadania não tem idade! Vote consciente”

Na sessão plenária desta quarta-feira (13), o diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC), juiz Sérgio Francisco Carlos Graziano Sobrinho, apresentou a nova ação de cidadania da Justiça Eleitoral, elaborada pela EJESC, “Cidadania não tem idade! Vote consciente”.
Trata-se de uma ação para o fortalecimento da consciência cidadã sobre a importância do voto como ferramenta social. Conforme a secretária-executiva da Escola, servidora Cláudia Regina Damasceno Luciano, os objetivos da ação visam o aumento do interesse pelo processo eleitoral; a adoção do voto consciente; a reversão dos índices de abstenção crescentes e a construção de imagem positiva da Justiça Eleitoral junto à população.
A ação “Cidadania não tem idade! Vote consciente”, consiste em visitas à escolas, grupos de interação e acolhimento, lares e projetos de universidades para idosos com promoção de palestras e rodas de conversas. O público-alvo são jovens de 14 a 17 anos e idosos maiores de 70 anos, mas não exclusivamente.
O piloto será no município de Cocal do Sul (34ª ZE de Urussanga), no período de 3 a 5 de setembro, e sempre acompanhará o projeto “Justiça Eleitoral em Movimento”, atendimento volante em localidades distantes de sede de cartório eleitoral, podendo inclusive ser replicado nas sedes, se for do interesse dos cartórios. Os interessados podem entrar em contato com a EJESC por meio do e-mail acoesinstitucionais@tre-sc.jus.br.
O projeto possui alinhamento institucional com o Planejamento Estratégico Institucional do TRE-SC (OERS1 - Garantia dos Direitos Políticos e Fundamentais; OERS3 - Fortalecimento da Segurança, Transparência e Credibilidade do Processo Eleitoral e OERS4 - Fortalecimento da Relação Institucional com a Sociedade), além de estar alinhado com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário, da garantia dos direitos fundamentais e do fortalecimento da relação institucional do Poder Judiciário com a sociedade. Ainda, a ação alinha-se à Agenda 2030 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com foco no ODS 4 - Educação de qualidade e ODS 10 - Redução da desigualdade.
A iniciativa foi elogiada pelo presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, que parabenizou o diretor da Escola e agradeceu o trabalho de todos os servidores e as servidoras envolvidas. Os demais membros do Pleno também parabenizaram os responsáveis pela ação.
Por Patrícia Brasil
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC
Por: Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.