ESMAM promove curso sobre Engenharia da Sustentabilidade no setor público

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) iniciou, na quinta-feira (11), o curso “Engenharia da Sustentabilidade no Setor Público”, voltado para servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A formação, que segue até o dia 19 de setembro, combina atividades presenciais e on-line, com carga horária total de 20 horas e participação de 20 servidores.
A iniciativa é promovida pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA, presidida pelo desembargador Ricardo Dualibe, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). O objetivo é capacitar os participantes nos princípios e práticas da sustentabilidade aplicados à gestão pública, alinhando o Judiciário maranhense às diretrizes da Agenda 2030 da ONU, aos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance) e às políticas públicas nacionais voltadas à responsabilidade socioambiental.
Para o formador do curso, professor Eduardo Ferro dos Santos, a proposta vai além de discutir conceitos gerais, buscando oferecer instrumentos que possam ser aplicados na rotina institucional. “O curso de engenharia da sustentabilidade tem como princípio catalisar as práticas da sustentabilidade por meio da própria engenharia, que traz modelos e métodos testados para construir coisas melhores. A ideia não é apenas falar sobre o que é sustentabilidade, mas apresentar ferramentas que podem ser utilizadas de forma eficiente e eficaz dentro da organização”, destacou.
Ao longo das aulas, os participantes têm acesso a conteúdos que integram teoria e prática, com estudos de caso nacionais e internacionais, além de oficinas para o desenvolvimento de soluções aplicáveis ao Judiciário. A abordagem contempla os três pilares da sustentabilidade, ambiental, econômico e social, e incentiva a elaboração de propostas que possam ser incorporadas à rotina do tribunal.
A servidora Camila Buna, coordenadora de saúde do TJMA, ressaltou que o curso vai além de ideias pontuais e promove uma visão integrada da sustentabilidade. “Estamos trabalhando uma questão de sustentabilidade, de fato, na integração e no viés de melhoria de produtividade e de qualidade de vida para a nossa instituição. Pensar na sustentabilidade é pensar em um ambiente mais saudável e, enquanto saúde, é o nosso principal objetivo. Diferente de ideias pontuais e restritivas, a sustentabilidade é uma articulação de todas as camadas, as esferas, envolvendo planejamento, cuidados físicos, ambientais e sociais, para que possamos oferecer uma vivência melhor para nossos servidores e, consequentemente, para nossa instituição e sociedade como um todo”, afirmou.
A programação contempla desde os fundamentos teóricos da sustentabilidade até oficinas práticas de resolução de problemas reais, além de estudos de caso nacionais e internacionais. Entre os temas abordados estão gestão de recursos naturais, economia circular, consumo consciente, inovação em compras públicas, indicadores de sustentabilidade e justiça climática.
Por: Tribunal de Justiça do Maranhão
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.