Iniciativa conjunta busca combater a desinformação no ES
Vitória - A Defensoria Pública da União (DPU) em Vitória (ES) aderiu, na última terça-feira, 5 de agosto, ao termo de cooperação para combate à desinformação, em reunião realizada no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). A parceria foi iniciada em fevereiro deste ano entre os três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - e sete instituições públicas estaduais e federais.
O objetivo da parceria é desenvolver mecanismos coordenados para informar a população com base em informações verídicas e combater a disseminação de notícias falsas. As instituições se comprometeram a planejar e executar campanhas de comunicação conjuntas, desenvolver materiais educativos e informativos compartilhados, realizar reuniões periódicas para avaliação das atividades e estabelecer um comitê gestor com representantes das assessorias de comunicação para coordenar as ações previstas no termo.
”Entendemos que, diante dos novos desafios, como a disseminação massiva de notícias falsas pelas redes sociais e o uso de inteligência artificial, se faz necessária a união de esforços entre as instituições para combater a desinformação.", destacou durante a assinatura do temo o defensor público-chefe da DPU em Vitória, Antônio Ernesto. O dirigente ressaltou ainda a responsabilidade democrática da iniciativa.
Com a DPU, a rede de cooperação passa a contar com 15 signatários. Fazem parte da iniciativa o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça do ES (TJ-ES), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Também integram a rede os Ministérios Públicos do Estado e Federal (MPE e MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público de Contas (MPC-ES), a Defensoria Pública do Estado (DP-ES), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e a seccional do Espírito Santo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES).
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União
Por: Defensoria Pública da União
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.